Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Atirem-me água benta II

por Pedro Marques Lopes, em 20.02.07

“Ide contar a João Baptista o que vistes e ouvistes: cegos vêem, paralíticos andam, leprosos são purificados e surdos ouvem, mortos ressuscitam e pobres são evangelizados. E feliz daquele que não se escandalizar comigo”  (Lc 7, 22-23).

 Presumo que a maioria dos católicos, nos quais incluo o André Azevedo Alves (perdoe-me, se não for o caso), acredita que existiu contacto entre os pastorinhos e a mãe de Jesus Cristo. Assim de repente, em Portugal, só me lembro, além deste, do caso de D. Afonso Henriques que teria tido uma espécie de visão ou rápida conversa (desculpe a imprecisão) com o próprio Jesus. Quantas vezes, nos últimos séculos, deu esta Senhora a honra de aparecer a meros mortais católicos ou não espalhados pelo mundo? Poucas, muito poucas. Mas, a honra concedida não acaba por aqui e a previsão da ingratidão também foi feita: o Anjo (que se auto denomina Anjo Portugal, enfatize-se a honra) ensina novas orações onde se refere expressamente a “homens ingratos”. Chame-me infantil (já perdi a conta aos simpáticos nomes com que me vem obsequiando) mas, pensava, na minha patética ignorância que uma honra destas deveria ter outro apreço, pelos vistos estou enganado.

Por outro lado, como eu (e muitos católicos) não acredito nessas aparições, resta-me observar o fenómeno de marketing – provavelmente por deformação profissional - que, para mim, é Fátima. É interessante constatar que, apesar de existir uma nítida quebra de clientes da Igreja Católica, a sucursal Santuário de Fátima continua a prosperar e vê crescer a sua clientela. Como vê, era apenas curiosidade cientifica.

Para acabar, já lhe expliquei aqui o meu suposto anti-clericalismo e não vou perder mais tempo com isso. Acho, porém, curioso que não hesite em me apelidar de “anti-clerical primário” e fique tão revoltado quando designo alguém como católico fundamentalista, enfim...   


lavagem de mãos e outras medidas profiláticas

Sem imagem de perfil

De toni a 21.02.2007 às 18:17

esse andré tem de ver se arranja um sentido de humor. e rapidamente.

Comentar post