Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




As pessoas são o coração de Lisboa?

por Rui Crull Tabosa, em 28.09.09

 

A Alta de Lisboa, bairro novo da capital situado a norte do Lumiar, dispõe de várias grandes zonas verdes, uma das quais é o Parque Oeste  (cerca de 20 hectares), o qual foi construído por uma entidade privada, a SGAL (Sociedade Gestora da Alta de Lisboa), cabendo à Câmara Municipal de Lisboa (CML) apenas velar pela sua manutenção e segurança de utilização.

A incúria da CML (a que não foi alheia a retirada dos vigilantes) levou a que, no final de 2007, os lagos desse parque ficassem cheios de limos, situação que provocou a morte por afogamento de uma criança de 9 anos.

De acordo com o provérbio de que em casa roubada, trancas à porta, poucos meses depois foram colocadas redes de protecção para garantir a segurança dos utilizadores do referido parque.

Na altura, apareceu o Sr. Presidente da Câmara, António Costa, apareceu o Sr. Vereador dos Espaços Verdes, Sá Fernandes, e prometeram segurança, limpeza, manutenção e muitas outras coisas bonitas, tais como quiosques, bancos com encosto e outros luxos asiáticos...

Entretanto passaram dois anos e o resultado é o que está à vista nesta fotografia: um parque com os seus lagos novamente cheios de limos, um parque com crescentes sinais de vandalização, um parque sem vigilância, enfim, um parque em estado de abandono.

Assim vai a nossa cidade...

Autoria e outros dados (tags, etc)


comentários

Sem imagem de perfil

De Marquesa de Carabás a 29.09.2009 às 00:08

Infelizmente não é só este caso.
Há anos, bati-me com a Camara por achar inadmissivel que um parque infantil (parque da serafina em Monsanto) contemplasse um imenso tanque cheio de água, com um pretenso barco para as crianças brincarem,quando todos os anos morrem crinaças afogadas e ,se sabe que para uma criança morrer afogada, não é preciso uma grande quantidade de água.
A luta foi inglória. O parque permaneceu na mesma situação, sem vedação para o referido tanque, enquanto na televisão se faziam apelos aos pais por causa das mortes por afogamento...é o País que temos!

Marquesa de Carabás
Sem imagem de perfil

De Tiago Figueiredo a 29.09.2009 às 00:13

Olá Rui, como vai isso?

Então e que tal colocar o link para o Viver, donde retirou tanta informação, em vez de ser só para as fotografias? Boa?

Vá, um abraço deste seu vizinho.

Tiago
Imagem de perfil

De Rui Crull Tabosa a 29.09.2009 às 00:41

Caríssimo Tiago,
Tem toda a razão, os links não foram ter ao Viver..., mas a ideia era que fossem...
Algo correu mal e não consigo corrigir.
as minhas desculpas e um abraço do
Rui
 
Sem imagem de perfil

De Tiago Figueiredo a 29.09.2009 às 00:46

Ok. Desculpas aceites. Fica a dever-me dois posts com links, então. É justo. :)

Abraço,
Tiago
Sem imagem de perfil

De céptica a 29.09.2009 às 02:33

Discordo. Não é o país que temos mas sim, os cidadãos que compõem esse país. Desinteressados ou "asfixiados" (com a pseudo-democracia que merecem), não participam activamente, nem se preocupam com a sua comunidade. Ora, assim os "responsáveis" eleitos fazem o que melhor lhes oferece fazer... nada, ou quanto muito o menos possível, embolsando o mais possível.
Se alguém reclama é visto com maus olhos, ou simplesmente é visto como uma pessoa conflituosa. Assim, não dá, mesmo!
Enfim, individualmente não podemos mudar o país mas, colectivamente talvez o possamos fazer, desde que o queiramos.
cumpr.
Sem imagem de perfil

De Arroz Cigala a 29.09.2009 às 00:14

Vou ouvir os violinos de Chopin e enviar um postal ao Machado de Assis ! Sim vou fazer isso, é preciso quem faça!
Sem imagem de perfil

De Pedro Silva a 29.09.2009 às 00:29

Eu moro mesmo ao lado do Parque Oeste e se fosse essa a única incúria de que padece este bairro Altamente desprezado pelo Dr. António Costa e sus muchachos... há quase 8 meses diziam que a Av. Santos e Castro estaria pronta até ao próximo Novembro... Lá está ela parada e inacabada. E o metro, nem vê-lo, segundo o novo trçado das linhas bem podemos esquecê-lo. Mas hão de cá passar a mendigar votos... O meu não levam!
Sem imagem de perfil

De Maria da Fonte a 29.09.2009 às 01:06


Só isso?

Nem sequer as ruas da cidade são varridas e lavadas.
Lisboa está um nojo!
Aquilo em que o Maire Costa é bom, é a mandar multar os automóveis dos residentes, estacionados nos passeios,  dos bairros onde não existe qualquer parque de estacionamento, e a multar, recorrendo a radares, os automobilistas que entram em Lisboa.
Quanto ao Vereador Sá Fernandes esse é francamente bom a embargar obras públicas, infernizando a vida dos moradores de Lisboa, e fazendo perder rios de dinheiro aos contribuintes.
Impunemente claro, que embora tenha perdido o processo em Tribunal, ninguém o responsabilizou pelos danos provocados.

Quanto à Autarquia, será bom não esquecer, que para o essencial está deficitária, mas para financiar um realizador espanhol, num filme sobre as vantagens da União Ibérica, com Saramago e esposa, já não tem déficit algum!

Maria da Fonte 
Sem imagem de perfil

De Marquesa de Carabás a 29.09.2009 às 08:12

Bom dia Maria da Fonte,

Subscrevo inteiramente. Tem toda a razão. Mas já viu, o PSD depois da senhora de idade agora vem com o Santana flops e as santanetes...o que é que nós, Lisboetas fazemos? Olhe eu cá fico em casa!
Santa paciência...é que é preciso ter paciência.
Olhe...vou espreitar o candidato do Portas, assim como assim, também não perco nada.

Marquesa de Carabás


 

Comentar post