De Velho da floresta a 16.11.2009 às 21:50
De acordo com a dupla Uderzo/Goscinny, ohh, perdão que cabeça a minha, a dupla Sócrates/Primeiro sinistro, os quatro acampamentos civilizadores romanos, que cercam os selvagens Gauleses, para que estes rápidamente possam usufruir das corruptio/benesses da civilização. São por ordem de participação na campanha os campos dos centuriões Noronius Nascimentus com a legio STJ, Pintex Nascimentus com a legio PGR, Franciscus Asininus com a legio PS e do praetor Primus Socraticus com a legio Desgovernus. Isto por terra, pois por mar ainda não sabemos quando chegará a armada e qual o almirante.
De Nuno a 17.11.2009 às 02:05
Por Toutatis meu amigo...
Que a poção lhes dure por muitos e longos anos !
De Marquesa de carabás a 16.11.2009 às 22:19
Então e o druída da poção mágica quem é?
É que sem a poção mágica, o mais certo é cair-lhes logo o céu em cima da cabeça.
Cumprimentos,
Marquesa de Carabás
De Velho da floresta a 16.11.2009 às 22:47
Excelentissima Senhora Dona Marquesa de Carabás . As minhas humildes desculpas pela blague, na realidade preocupei-me apenas com as forças inicuas da ocupação romana. Quanto aos irredutiveis gauleses é um pouco mais convoluto, pois o verdadeiro nome da aldeia, perdeu-se na noite dos tempos. Restando apenas a designação latina de Portucale , aparentemente o druida seria o ultimo garante da lei, cujo titulo tambem se perdeu, ficando apenas uma referencia romana, algo como constitutio potestas ou coisa que o valha, ninguém sabe ao certo. Quanto à poção mágica, isso sobreviveu à noite dos tempos e chamava-se primado da Justiça, mas infelizmente e sabe-se lá como, o caldeirão da mesma rompeu-se. Vae victis .
De Maria da Fonte a 16.11.2009 às 23:27
Mas e Obélix? Onde se meteu Obélix?
Obélix caiu no Caldeirão da Poção Mágica.
Tem o poder.
Maria da Fonte
De Anónimo a 16.11.2009 às 23:57
Minha querida senhora, É uma pena decepcioná-la, mas Obelix é apenas um fruto da imaginação colectiva. Nunca teve existência real, foi uma ficção alimentada pelas autoridades romanas, para melhor distrair as consciencias lusas, perdão gaulesas, da sua progressiva conquista pela pax rosaem. A sua portentosa figura saida do materno boliqueimico caldeirão, a caminho do olimpico belênicus palatino, é apenas uma invenção da contra informação maniqueista/aventáliquica romanorum. Lamento.
De Nuno a 17.11.2009 às 02:13
Caro amigo que tem medo de dizer quem é.
Esse a que Vexa. se refere não é Obelix mas sim Anibalum, César dos Césares.
Como o meu amigo bem sabe, César tem sempre nas histórias do Uderzo uma certa empatia para com os povos filhos de Vercingetórix (ver em O Escudo de Averne ) embora andem sempre à turra e à massa !
De Velho da floresta a 17.11.2009 às 00:08
Antes que perguntem pelo Astérix e pelo ideafix, passo a informar que após aturada pesquisa histórica, finalmente sabe-se que Astérix era um agente romano de seu verdadeiro nome Marcelus Rebelius, e que o cão não somente não era tal, (apesar do seu comportamento canino), mas sim um gaulês vendido a interesses espúrios. Ao que consta e sem confirmação fidedigna conhecido como Passex Coelhix.
De Nuno a 17.11.2009 às 02:17
Já agora caro amigo florestal, poder-me-ía o meu amigo ilucidar sobre qual sería o papel de Santanix Lopix nessa tão fantástica Ilíada Gaulesa ?
De Velho da floresta a 17.11.2009 às 11:13
Excelentissimo Senhor, obrigado pela oportunidade que me dá, para de uma vez por todas, esclarecer um mal entendido. O personagem que refere não é gaules, apesar de os conhecer bem e circular impunemente, ou quase na sua aldeia. O seu verdadeiro nome é Santanis Numerobis Lopis, personagem sofisticada e apreciadora das coisas boas da vida, óbvio produto de uma sociedade egipcia já no ocaso da sua magnificencia. Conhecido por uma busca constante da obra perfeita, muitas vezes começada e infelizmente nunca acabada.
De Maria da Fonte a 17.11.2009 às 04:15
Caro Velho
Agora que perdemos toda a Esperânça, e tudo o que eu pressentia se confirma, só nos resta um caminho.
Fazer outro Calderão de Poção Mágica!
Antes que nos aconteça o que já aconteceu, na Alemanha da mãe do Crull, onde o Bundestag Alemão votou em Abril de 2008, por maioria de 2/3 e com os votos de CDU. SPD, F.D.P. e Verdes, o abandono da Soberania a favor da U.E.
Procure-se o Rosmaninho e a Salva.
E dois Morcegos Mortos.
Trinta e três bagas de Azevinho
E sete folhas de Carvalho e cinco Pinhas.
E uma folha de Palmeira, e nove Romãs.
E um Cristal de Quartzo
Um Sestante e um Nónio
E um poema de Dom Diniz.
A Cruz de Dona Vataça
E a Rosa de Santa Isabel
E uma Lágrima de Inês
E o Hábito de Henrique o Navegador
E o Punhal de Dom João II
E o Mapa de Dom Diogo de Viseu
E o Livro de Professias
E a Pandereta da Duquesa Violante
E Duas Espadas:
A de Afonso Henriques e a de Nuno Álvares Pereira.
Para mexer a Poção.
E Marquesa, rápido, por favor, recorde-se onde escondeu o Livro das Fórmulas e dos Encantamentos.
Que Tony Blair, já transformou a Inglaterra na 51ª Província dos EUA.
E a seguir, transforman-nos a nós, num qualquer Goulag, sem sequer termos tido tempo de terminar a Novela- Os Filhos de Dom João II.
Crull, tenha a postos a Flagstad nas Valquírias, para mexermos a Poção ao som de Du Bist der Lenz, que o Tenho Medo, amávelmente nos dedicou.
E Rés, faça favor de pedir ajuda a Santo Nuno!
Para que os Céus estejam por Nós.
E a Sua Espada desça sobre a Terra!
Maria da Fonte
De novo... ?
Por São Ivo, São Raimundo de Chanterrene e São Expedito (Patrono dos Juízes)
De Anónimo a 17.11.2009 às 11:16
Já agora uma novenazita a São Judas Tadeu...