De Manuel a 30.11.2009 às 20:38
Eles esqueceram-se das centenas de americanos que morrem todas as semanas nas guerras, ou de todos os americanos que morrem sem acesso à saúde, ou de todos os que morrem nas mãos de alguém que comprou uma pistola por 10 dolares, ou de todos os que morrem por overdoses.
Ou ainda dos que morrem na ponta das armas americanas no médio oriente.
De DC a 30.11.2009 às 21:51
Os militares que vão para as guerras são profissionais e voluntários. O assassínio é crime nos EUA. A venda de droga é ilegal nos EUA, mas mesmo que fosse legal: só compra quem quer!
Mas se quer mesmo comparar esses dois regimes faça o seguinte teste: Quantos americanos fogem para Havana para ter uma vida melhor? Pois...
Continuando com as comparações:
Qual dos dois países está há cerca de 50 anos sob um embargo ilegal?
Qual dos dois países foi espoliado até meados do século vinte?
Qual dos dois países for forçado a colaborar com um regime com o qual não concordava?
Qual dos dois países sofre os efeitos de terrorismo rotineiro há já 50 anos?
Qual dos dois países conseguiu feitos consideráveis em termos de saúde e educação tendo em conta todos os outros factores?
Qual dos dois países ajudou rotineiramente países do terceiro mundo com muito pouco a ganhar?
Qual dos dois países tem uma taxa de aprovação do governos superior a 80%?
Sim Cuba hoje em dia não é muito mais do que uma sombra do que poderia ser com o que se passou em 1959, mas há motivos muito fortes para que as coisas hoje em dia sejam como são.
De Cfe a 01.12.2009 às 03:01
Saúde em Cuba ? Informe-se e não vá em ondas: um país onde falta energia elétrica, falta comida e tem seu aparelho produtivo em cacos não tem condições de fornecer remédios, fazer operações, etc.
Ajudar outros países ? Está a aflar dos soldados que enviou para Angola, por exemplo?
Taxa de aprovação? Diga lá como se pode atestar a taxa de aprovação dum governante numa ditadura.
Meu caro deve ter falhado a parte em que disse comparações.
Só para que saiba neste momento o sistema de saúde cubano está ao nível (mais ou menos) do Americano. E se quiser fazer uma comparação mais a sério compare o sistema de saúde cubano com o sistema de saúde de países que tenham o mesmo desenvolvimento industrial de Cuba. Aí Cuba ganha aos pontos.
Tendo em conta tudo o que está contra Cuba tal feito parece-me muito bom não acha?
Um exemplo são s soldados que enviou para Angola. Mas a ajuda de Cuba não se fica pelo militar. É também a nível educacional e de saúde.
Não sei se sabe, mas nos anos 90 as estações de tv dos eua
Sim, o piorar do embargo nos anos 90 piorou em muito a situação de saúde dos cubanos, mas ainda assim é muito melhor do que deveria ser:
http://www.who.int/countries/cub/en/
http://en.wikipedia.org/wiki/Healthcare_in_Cuba
http://www.medicc.org/ns/index.php?s=11&p=0
Era suposto aparecer assim, mas por algum motivo as coisas ficaram trocadas:
Meu caro deve ter falhado a parte em que disse comparações.
Só para que saiba neste momento o sistema de saúde cubano está ao nível (mais ou menos) do Americano. E se quiser fazer uma comparação mais a sério compare o sistema de saúde cubano com o sistema de saúde de países que tenham o mesmo desenvolvimento industrial de Cuba. Aí Cuba ganha aos pontos.
Tendo em conta tudo o que está contra Cuba tal feito parece-me muito bom não acha?
Um exemplo são s soldados que enviou para Angola. Mas a ajuda de Cuba não se fica pelo militar. É também a nível educacional e de saúde.
Sim, o piorar do embargo nos anos 90 piorou em muito a situação de saúde dos cubanos, mas ainda assim é muito melhor do que deveria ser:
http://www.who.int/countries/cub/en/
http://en.wikipedia.org/wiki/Healthcare_in_Cuba
http://www.medicc.org/ns/index.php?s=11&p=0
De Cfe a 01.12.2009 às 19:00
"Só para que saiba neste momento o sistema de saúde cubano está ao nível (mais ou menos) do Americano"
Isso não é verdade: primeiro porque os números cubanos são difíceis de atestar, segundo porque presume-se que Cuba ocupe, mais ou menos , a mesma posição relativa no ranking de educação e saúde que ocupava na América Latina antes da revolução: o 5º lugar. Dependendo do critério a Argentina, o Chile, o Uruguai e a Costa Rica ocupam as 4 primeiras posições. Você pode até dizer que os primeiros citados são latinos-americanos mais adiantados mas comparar com a Costa Rica não fica bem no retarto, pois não ?
Ajuda Militar?Vc chama o que os cubanos fizeram em Angola de "ajuda" ?
As ajudas cubanas a que vc se refere são todas feitas num modelo de exportação da ideologia castrista, e sempre com alguma contrapartida como fez com a Venezuela, para onde envia médicos e recebe petróleo. Detalhe: os cubanos em Venezuela respondem ao código civil e autoridades cubanas e os venezuelanos não podem julga-los.
Se o os EUA são o "império" porque Cuba necessitaria de comerciar com eles, se seu regime é superior? E depois essa idéia de que toda e qualquer empresa que comercia com Cuba não pode comerciar com os EUA é uma falácia só: e os espanhóis estão aí para mostrar que eu tenho razão.
Mas se quer que lhe diga eu acho que os EUA não deveriam fazer nenhum embargo porque Cuba não tem ndada que os estrangeiros possam se interessar, exceto as jineteras e os charutos. E o embargo atualmente só serve para justificar o atraso cubano, porque esse tipo de regime tem sempre de ter um inimigo imaginário a quem possa deitar as culpas por seu falhanço.
Claro que enquanto Cuba recebeu a mesada da falecida URSS sempre pode canalizar todos seus esforços para manter a saúde e educação nesses níveis que vc aponta, para logo depois ficar num limbo, e ser logo em seguida resgatada pelo Chavez, que por sua vez não demorará a cair.
Não sei falar non sequitur. Desculpe
Você não sabe mesmo nada do embargo pois não?! O problema não é comerciar com os EUA é comerciar com cubanos que estão nos EUA. É cubanos que estão em Cuba não poderem mandar nem bens, nem dinheiro para Cuba. É países que queiram levar produtos para Cuba que tenham alguma coisa a ver com os EUA estarem a arriscar sanções. É os EUA poderem apreender navios que entrem nas suas águas se esses levarem produtos para Cuba.
E não me venha falar da piada que é o suposto relaxamento ao embargo feito pelo Obama que acho que mais uma vez vai fazer mal figura.
"Isso não é verdade: primeiro porque os números cubanos são difíceis de atestar, segundo porque presume-se que Cuba ocupe, mais ou menos , a mesma posição relativa no ranking de educação e saúde que ocupava na América Latina antes da revolução: o 5º lugar. Dependendo do critério a Argentina, o Chile, o Uruguai e a Costa Rica ocupam as 4 primeiras posições. Você pode até dizer que os primeiros citados são latinos-americanos mais adiantados mas comparar com a Costa Rica não fica bem no retarto, pois não ?"
Isso não é verdade porque os números cubanos são difíceis de atestar. Mas você é mesmo tão ilógico. Isso não faz sentido nenhum. Poderia dizer é "como sabe isso uma vez que os números de Cuba são difíceis de saber?" Claro que não é menos ridículo mas ao menos faz sentido. Sei isso da mesma maneira que você sabe sobre tudo o que falta em Cuba. Ou só você é que tem acesso a informação fidedigna sobre Cuba. Presumo que múltiplas associações de direitos humanos não sabem e você sabe tudo. Deve ser isso.
"Dependendo do critério a Argentina, o Chile, o Uruguai e a Costa Rica ocupam as 4 primeiras posições. Você pode até dizer que os primeiros citados são latinos-americanos mais adiantados mas comparar com a Costa Rica não fica bem no retarto, pois não ?"
Mas o que quer tudo isto dizer? Não vejo aqui um único fio condutor. Vou repetir o mesmo raciocínio: para fazer comparações devem ser feitas comparações com países que estejam mais ou menos ao mesmo nível que Cuba. Não me parece ser uma ideia assim tão brilhante de se ter. Comparar o sistema de saúde de Cuba com países que nada têm a ver nem nunca tiveram a ver com Cuba é de uma idiotice tão tremenda que eu só posso assumir que se faz de má fé.
"E depois essa idéia de que toda e qualquer empresa que comercia com Cuba não pode comerciar com os EUA é uma falácia só: e os espanhóis estão aí para mostrar que eu tenho razão."
Quem tem essa ideia? Eu não sou de certeza. Não se preocupe que sei bem os termos do embargo a Cuba.
"Claro que enquanto Cuba recebeu a mesada da falecida URSS sempre pode canalizar todos seus esforços para manter a saúde e educação nesses níveis que vc aponta, para logo depois ficar num limbo, e ser logo em seguida resgatada pelo Chavez, que por sua vez não demorará a cair."
Total desconhecimento de história, mas ainda que tivesse razão no que diz não seria positivo o facto de Fidel canalizar todos os seus esforços para manter bons níveis de educação e saúde?
De Anónimo a 02.12.2009 às 00:17
"O problema não é comerciar com os EUA é comerciar com cubanos que estão nos EUA. É cubanos que estão em Cuba não poderem mandar nem bens, nem dinheiro para Cuba."
Acho que vc é que não sabe o que é um coletivo... E ainda por cima não repara no absurdo de seu argumento: pode até qualificar o ato de imoral, injusto, de força ou lá como queira mas não diga que é ilegal porque os EUA são um país soberano e tem o direito de legislar da maneira que melhor entenderem.
E de mais a mais se Cuba é um país as direitas, porque seus cidadãos precisariam emigrar para os EUA ganhar a vida ? E porque os EUA, com um diferendo diplomático com Cuba, iriam permitir que Cuba beneficiasse de remessas de emigrantes como seu vizinho México e a América Central.
"Mas você é mesmo tão ilógico. "
Sabe o que o significado do verbo "presumir" ? Foi o verbo que utilizei porque, como já disse, não há maneira correta de conferir os números de Cuba, só que com uma diferença: eu transmito projeções de organizações internacionais e vc a cantilena propangandística da esquerda latinoamericana (e olha que nas eleições brasileiras quando este assunto vem sempre a baila nunca ninguem constesta esses dados)
"Comparar o sistema de saúde de Cuba com países que nada têm a ver nem nunca tiveram a ver com Cuba é de uma idiotice tão tremenda que eu só posso assumir que se faz de má fé."
Se não pode-se comparar com países da AL, e eu fiz a ressalva que alguns eram mais adiantados, quer que eu compare com quem ? Com África? Faça a favor ! Na realidade o tópico central de minha argumentação foi a estabilidade da posição (relativa )ocupada pré e pós revolução, na região onde está inserido este país. E isso a custo da MESADA que recebia da falecida URSS, meu caro revisionista.
"Total desconhecimento de história, mas ainda que tivesse razão no que diz não seria positivo o facto de Fidel canalizar todos os seus esforços para manter bons níveis de educação e saúde?"
Meu caro, a propaganda chefe da ditadura castrista é o ótimo nível de saúde e educação, como vc aqui resalta, mas a questão não é a positividade de cuidar da educação e saúde porque se tudo resumir-se a isso poderemos considerar que Cuba é um zoológico mais ou menos bem cuidado.
A questão é que Castro instituiu o regime que mais matou, proporcionalmente, na AL. Dividiu a população do país de tal forma que metade mora fora do país, atrasou toda a economia de maneira que não produz praticamente nada que interesse a outros países. E tal como seus pares defuntos da Europa de leste aposta na propaganda para sobreviver: cria a imagem dum inimigo que tudo de mal faz para destruir-lhe e acusa este de fazer consigo exatamente o que ele faz com outros: ou vc acha que Cuba não se intromete nos assuntos internos de outros países da AL, para não falar de África.
De Cfe a 02.12.2009 às 00:19
O comentário anterior é meu mas eu nunca identifiquei-me com esse nick e nem sei porque o sistema assumiu isso.
"E ainda por cima não repara no absurdo de seu argumento: pode até qualificar o ato de imoral, injusto, de força ou lá como queira mas não diga que é ilegal porque os EUA são um país soberano e tem o direito de legislar da maneira que melhor entenderem."
Pois podem legislar da maneira que entenderem (salvo seja) não podem é interferir com a soberania de outros estados. E já agora suponho que o direito internacional não se aplique aos EUA.
"E de mais a mais se Cuba é um país as direitas, porque seus cidadãos precisariam emigrar para os EUA ganhar a vida ?"
Devido a más condições económicas talvez... Do mais falacioso que já vi
"E porque os EUA, com um diferendo diplomático com Cuba, iriam permitir que Cuba beneficiasse de remessas de emigrantes como seu vizinho México e a América Central."
Talvez porque não têm nada a ver com quem o México e restantes países decidem comerciar. Ou será o México (e restantes países) uma colónia dos EUA?
"Sabe o que o significado do verbo "presumir" ? Foi o verbo que utilizei porque, como já disse, não há maneira correta de conferir os números de Cuba, só que com uma diferença: eu transmito projeções de organizações internacionais e vc a cantilena propangandística da esquerda latinoamericana"
Meu caro veja bem a parte que citei do seu discurso e que é do mais ilógico que já vi. Vou fazer um copypaste do que escrevi: "Isso não é verdade porque os números cubanos são difíceis de atestar. Mas você é mesmo tão ilógico. Isso não faz sentido nenhum.". Ou seja dizer que algo não é verdade porque os números são difíceis de atestar é ilógico. O que deveria ter dito é isso é difícil de saber porque os números são difíceis de atestar.
"eu transmito projeções de organizações internacionais e vc a cantilena propangandística da esquerda latinoamericana (e olha que nas eleições brasileiras quando este assunto vem sempre a baila nunca ninguem constesta esses dados)"
Engraçado eu já coloquei cá vários links que confirmam o que disse.
"Se não pode-se comparar com países da AL, e eu fiz a ressalva que alguns eram mais adiantados, quer que eu compare com quem ? Com África? Faça a favor ! Na realidade o tópico central de minha argumentação foi a estabilidade da posição (relativa )ocupada pré e pós revolução, na região onde está inserido este país. E isso a custo da MESADA que recebia da falecida URSS, meu caro revisionista."
Qualquer pessoa com o mínimo de integridade nunca comparará Cuba com os EUA em nada. E no entanto isso já cá foi feito. Qualquer pessoa com o mínimo de integridade intelectual fará comparações com países que sejam comparáveis a Cuba. E sim algumas países africanos são comparáveis a Cuba.
"A questão é que Castro instituiu o regime que mais matou, proporcionalmente, na AL. Dividiu a população do país de tal forma que metade mora fora do país, atrasou toda a economia de maneira que não produz praticamente nada que interesse a outros países. E tal como seus pares defuntos da Europa de leste aposta na propaganda para sobreviver: cria a imagem dum inimigo que tudo de mal faz para destruir-lhe e acusa este de fazer consigo exatamente o que ele faz com outros: ou vc acha que Cuba não se intromete nos assuntos internos de outros países da AL, para não falar de África."
Atraso da economia deve-se ao embargo e isso é inegável.
Intromissões: Cuba nunca financiou nem apoiou actividades terroristas noutros solos. Por outro lado temos isto: project MONGOOSE, invasão da baía de porcos, Orlando Bosch, voo 455 da Cubana, Luis Posada Carriles, Escola das Américas,...
Quanto às matanças: Colômbia, El Salvador, Chile, Guatemala, Honduras, Peru, Nicarágua...
Ah mas esqueci-me que todos estes países fizeram o que fizeram à mando dos EUA e logo fizeram o bem.
Seja um camponês na Colômbia e sinta na pele os esquadrões da morte e veja lá quão bom é o neoliberalismo e o neoconservadorismo quando posto em prática.
De Cfe a 03.12.2009 às 00:31
Meu caro,
Vc não é capaz de conjugar idéias: quem comparou a saúde dos EUA a Cuba foi vc. E nessa comparação fez o absurdo de estabelecer uma equivalência entre os dois países nesse campo. Só mesmo uma pessoa com muita ideologia na cabeça poderia acreditar num absurdo desses. Quando digo que "isso não é verdade" é porque existe um razoável nível de conhecimento para saber que a saúde de Cuba está mais a baixo de pelo menos 5 países da AL, e sendo toda essa região mais atrasada do que os EUA, Cuba jamais poderia estar ao nível dos EUA. Eu não vou explicar de novo.
"Atraso da economia deve-se ao embargo e isso é inegável."
Tá bom: papai noel/pai natal existe.
"Intromissões: Cuba nunca financiou nem apoiou actividades terroristas noutros solos."
Eu vou dar um só exemplo, para não perder tempo: o José Dirceu, personagem central do mensalão do PT no Brasil, teve até operação plástica paga em Cuba durante o regime militar. Nãooooo, Cuba nunca deu um só tostão para grupos guerrilheiros na AL, você acredita mas se até aqueles que receberam dinheiro já reconheceramm por diversas vezes o fato como é que vc tem a desfaçatez de afirmar uma coisa dessas?
"Seja um camponês na Colômbia e sinta na pele os esquadrões da morte e veja lá quão bom é o neoliberalismo e o neoconservadorismo quando posto em prática."
Não, sou só um carioca que sinto medo por ter em minha cidade natal grupos armados que compartilham armas, drogas, amizade e informações com as FARC colombianas, mui amigas de Cuba, Chavez e até do PCP.
Eu não comparei a saúde eu comparei os sistemas de saúde. Percebe a diferença? E em termos de sistemas de saúde não há muita diferença entre os dois países. O que é bastante humilhante para os EUA tendo em conta a situação dos países. E se você lesse os links que pus a disposição veria que tratam do sistema de saúde cubano, da sua evolução ao longo do tempo, e de comparação com outros países. Suponho que ler seja muito chato quando se pode atacar posições inexistentes da outra pessoa. Repito: nunca comparei a saúde, mas sim os sistemas de saúde.
Acusa-me de não saber conjugar ideias, mas é você que segundo parece nem sabe ler.
Negar que o atraso de Cuba não se deve ao embargo é da mais puras loucuras que se pode cometer. Organização, após organização, instituto após instituto, pessoa após pessoa já notaram isso. Claro que todos eles tiveram que de facto ler os termos do embargo para saber do que falam. Mas uma vez que é mais que óbvio que você nunca fez isso (ouso até supor que nem nunca o fará) não faz a mínima ideia do que fala e se põe a papaguear o que ouve sem o mínimo de pensamento crítico.
Você sabe a definição de terrorismo comummente aceite? O que eu disse é que Cuba nunca financiou, nem apoiou actividades terroristas noutros solos. E a definição de terrorismo que estou a utilizar dá-me razão. Mas para pormos os pontos nos ii diga-me lá qual é a sua definição de terrorismo. Acho que dessa maneira ao menos neste ponto podemos avançar.
Para quê a referência ao PCP? Não tenho nada a ver com eles meu caro. Nem em termos de ideologia, nem em termos de prática. Mas apraz-me saber que é uma pessoa séria e que não cai em estereótipos fáceis.
Mas tenho uma segunda sugestão para si: faça parte das minorias indígenas da AL e sinta na pele o tratamento que lhes é dado. Faça parte das minorias não brancas ds AL e sinta na pele o tratamento que lhes é dado. Se calhar assim vai ser capaz de perceber porque aparecem ideologias como as da FARC. Pessoas que se comportam daquela maneira não brotam de um limbo sabe. É preciso muito tempo de muitos maus tratos para pessoas tomarem atitudes tão desesperadas.
Mas claro que tentar perceber o porquê de certas atitudes é comportamento de um esquerdalha PCP e não de alguém que de facto quer compreender o mundo em que vive não é?
De Cfe a 03.12.2009 às 17:03
Hehehe! Sistemas de saúde são iguais! O de Cuba é igual aos dos EUA mas o resultado final é diferente! E isso ainda é uma vantagem.
Se vc lesse alguma dessas constituições de países africanos e verificasse estar escrito que todos tinham direito a saúde iria dizer que eles eram igualzinhos aos suiços.
Não é verdade que nunca tenha lido o texto do embargo, consultei alguns extratos anos atrás, quando um certo partido de esquerda começou a enviar correspondência convidando-me a participar das sessões de luta deles: a cantilena era igualzinha a sua e ainda bem que não fui na conversa.
Quer que lhe diga onde Cuba é prejudicada? O problema verifica-se no embarque e desembarque de mercadorias uma vez que os dois países são vizinhos e não faz sentido (economico) haver separação nas cargas. Era isso que vc queria que escrevesse?
Mas vc não pode atribuir o todo o atraso de Cuba a essa lei. A Venezuela vem trilhando os caminhos que os cubanos fizeram e veja o que está acontecendo (mesmo sem ter nenhum embargo e ainda por cima com petróleo). Outro exemplo é a Coreia do Norte. Esse é um problema do socialismo, capiche?
Tá bom, Cuba nunca financiou terroristas, dentro do seu conceito de terrorista: Cuba só ajuda.
Minoria indígena? Não brinque ? Vc sabe minha etnia, por acaso? Quem é que tem esteriótipo, hein?
Vc já viu intelequitual(assim mesmo) abaixar a cabeça a quem não tem saber e preparação? Difícil, não é?
Sabe porque é que aquela intelectuada toda bateu continência para o Lula: porque ele era o único exemplar de povo viável e tragável que os faria chegar ao poder. Vai ver a cor do integrantes do comite central do Pc cubano. E por aí fora veja a cor dos integrantes desses movimentos. E mais, procure saber a condição economica deles: a esmagadora maioria é tudo gente filhinho de papai.
Olha se vc não é PCP, então deve ser BE, e se não é nenhum dos dois devia fazer um psicanálise para entender porque ainda não saiu do armário.
Consultar extratos não é ler tudo. Leia tudo.
Só para me retirar todas as dúvidas: que avaliação faz você do sistema de saúde dos EUA.
Quanto aos serviços de saúde em África: as pessoas têm direito constitucionalmente, mas se eles não existem materialmente nada se pode fazer não acha?
O que está acontecendo na Venezuela? A taxa de analfabetismo baixou, a exclusão social baixou, um maior número de pessoas tem acesso a serviços básicos, a diferença económica baixou, a democracia aumentou... Que queria dizer quanto à Venezuela que não percebi?
E mais uma comparação das suas. Mas que tem a ver a Coreia do Norte com a Venezuela. Os dois regimes não têm nada a ver um com o outro. E se quiser ser honesto é bastante fácil perceber a situação de merda da Coreia do Norte. Dois ditadores malucos, doidos e megalómanos. Não tem nada a ver com socialismo. Até porque a Coreia do Norte não é socialista, em nenhuma concepção coerente e racional do termo socialista pelo menos.
Não é o meu conceito de terrorista, meu caro. É um conceito aceite internacionalmente. Mas volto a pedir a sua definição de terrorismo para discutirmos esta questão.
Melhor ainda vou aceitar que de facto Cuba teve acções terrorista por outras nações (estou a fazer o meu melhor para não morrer a rir) mas deixe que lhe pergunte novamente o que acha disto: "project MONGOOSE, invasão da baía de porcos, Orlando Bosch, voo 455 da Cubana, Luis Posada Carriles, Escola das Américas,...
Quanto às matanças: Colômbia, El Salvador, Chile, Guatemala, Honduras, Peru, Nicarágua..."
Da primeira vez que perguntei não respondeu e eu adorava saber o que pensa disto.
Não sei a sua etnia não senhor mas suponho que não seja índigena. Se for de certeza absoluta que não tem muito contacto com o sofrimento e exploração que por toda a AL a população indígena tem sofrido.
"Vc já viu intelequitual(assim mesmo) abaixar a cabeça a quem não tem saber e preparação? Difícil, não é?"
Novamente torno a dizer que não falo non sequitur, mas suponho que esteja a tentar dizer que a classe intelectual acha-se superior a quem não tem estudos. Se for isso que está a dizer devo dizer que concordo consigo em geral: normalmente os ditos intelectuais olham de cima para a restante população e no fundo a única coisa que têm a mais do que eles é mais tempo para dizer baboseiras.
Mas pensa que me está dar novidades quanto a isso? Pensa que não tenho olhos na cara? Acho que em vez de ver isso nos regimes que você diz serem socialistas devia olhar com mais atenção para os outros regimes que lá o cronismo e o fisiologismo aparecem que é uma coisa louca.
O mal do Chavez é ter olhado para as minorias da Venezuela e ter feito algo por elas. É só esse e é por isso que ele tem todo o meu apoio. Ele realmente se importa com a classe baixa e tem feito muito para que o seu nível de vida seja decente.
Nos primeiros tempos de Cuba também era assim, mas depois devido a vários motivos veio a repressão. Repressão essa que ainda assim é muito menor que a que vemos na Colômbia de hoje em dia, aond camponeses, sindicalistas, activistas conhecem fins com os esquadrões de morte. Mas como lá se matam "comunistas" suponho que não faça mal nenhum.
Nem PCP, nem BE e acho que nunca irei pertencer nem a um nem a outro uma vez que tenho grandes diferenças ideológicas com os dois. Mas como não sei o dia de amanhã não garanto.
Sendo gostaria imenso de saber de que forma me vai catalogar agora que lhe confessei o meu pecado de não pertencer a essas ideologias do demo.
De Cfe a 04.12.2009 às 00:30
Como já lhe disse não é preciso ler documento algum para ver que nos locais onde o socialismo é aplicado a coisa desanda. Mas vc insiste em catalogar a seu bel prazer o que lhe interessa: a Coréia do Norte não é socialista, talvez porque faça parte de uma nação dividida entre dois sistemas e a comparação é-lhe francamente desfavorável.
A Venezuela, que nada em petróleo tem falta de energia e o louco do Chavez acusa os ricos que usam ar condicionado de serem os culpados, sem falar na queda vertiginosa de toda produção nacional, inclusive alimentos.
Não irei continuar com uma conversa com um louco mas para não deixar de esclarecer minimamente o que me perguntou esclareço suas 2 dúvidas: utilizando uma nomenclatura portuguesa, digo-lhe o óbviamente que sistema de saúde americano assenta no princípio de utilizador-pagador pois a sociedade americana entendeu ser necessário o equilíbrio financeiro para que pudessem continuar a desfrutar do sistema.
Obviamente que do ponto de vista de quem recebe os cuidados de saúde o modelo europeu é, por ora, melhor. Digo "por ora" porque em breve a Europa carecerá de recursos e esse modelo será posto em causa pelo obviedade dos fatos. Não deixo de referir que considero o problema complexo e difícil gestão porque o sistema ideal seria o europeu mas por tratar-se de algo próximo de uma quimera, sua execução é difícil, talvez impossível.
Em relação aos eventos em que os EUA tiveram participação contra Cuba: lamento e condeno porque, contrariamente a si, eu não preciso de ditaduras para justificar o que penso.
Contudo não endosso completamente a relação que elaborou porque há erros e exageros: vc esquece mas já lhe disse que já li muito sobre essa cantilena socialista e em particular latinoamericana.
Por último, espanta-me, sua teimosia em não se assumir socialista, mas pronto: se não quer, não serei eu a destruir seu mundo de fantasia. Tente o PCTP ou funde uma noca agremiação
Passar bem
Se há coisa que sou é socialista (e nunca até agora o tinha negado ou afirmado). Mas o socialismo não se esgota no PCP e BE.
Eu não catalogo a meu belprazer. Eu leio e uso as definições comuns. Só isso. Se você for ler os escritores socialistas iniciais percebe logo o porquê da Coreia do Norte não ser socialista. Logo!
Toda a gente sabe que o socialismo fundamenta-se nos princípios de controle dos trabalhadores do local de trabalho, democracia participativa, e respeito pelas liberdades individuais e colectivas. Acho que concordará com esta definição de socialismo que dou. Coisas como o controle estatal da economia que muita gente associa ao socialismo não são essenciais (e diga-se de passagem que por esse critério os EUA seriam dos países mais socialistas do mundo - até a Venezuela tem menos controle estatal). Assim sendo por favor diga-me de que maneira é a Coreia do Norte socialista? Diga-me de que maneira foi a Rússia no tempo de Lenin e Stalin socialista? Pois é se respeitarmos o que de facto é o socialismo percebemos perfeitamente que o leninismo e o stalinismo nada mais foram que violentas agressões aos ideais socialistas. E se acha que eles eram socialistas porque assim se denominavam lembre-se que eles também se denominavam de democracias. Lembre-se que o partido nazi era o Partido Nacional Socialista Alemão. Ou seja, lá porque algo se denomina de uma certa forma não quer dizer que de facto aja dessa forma.
Diga-me quando é que eu justifiquei o que penso através de ditaduras. Diga-me também que relação elaborei com a qual você não concorda totalmente. E já agora o porquê dessa discordância.
Nos eventos que citei a participação dos EUA não foi só contra Cuba, foi contra praticamente toda a AL.
Já agora o que entende por sociedade americana? Não me diga que está sobre a ilusão que a maioria da população norte-americana quer o sistema de saúde que tem pois não.
Um sistema de saúde eficaz e barato é o que há no Canadá. Informe-se sobre como ele funciona e vai ver que é bastante sustentável.
Mas vá, fique bem que este louco não lhe chateia mais (a não ser claro que responda as perguntas que lhe deixei).
De arquivador a 30.11.2009 às 22:24
"Está ha cerca de 50 anos sob um embargo ilegal"..
Este é maior alibi para o estrondoso falhanço da revoluçao... 178 páises nada têm a ver com o embargo...
Ele é exclusivo USA...
Nesse caso sugiro que leia http://en.wikipedia.org/wiki/Cuban_Democracy_Act
A sério, antes de falar informe-se. É que até parece que não sabe que quando os EUA mandam dançar o resto do mundo pergunta: "Que música?"
Dizer que o embargo é exclusivo dos EUA é ignorância ou então mentira pura e dura.
E o que tem a dizer dos restantes motivos que apresentei?
De arquivador a 30.11.2009 às 23:01
".. E o que tem a dizer dos restantes detalhes que apresentei?...
Um que é sagrado e vale por todos : - A FALTA DE LIBERDADE!
....
Ou seja nada de valor tem a dizer após as minhas questões e os factos apresentados por mim relativamente ao embargo que classificou como sendo só dos EUA.
Ainda por cima o que diz nada acrescenta ao que eu disse: "Sim Cuba hoje em dia não é muito mais do que uma sombra do que poderia ser com o que se passou em 1959"
Que há falta de liberdade em Cuba toda a gente sabe. Mas essa mesma falta de liberdade ainda está muito longe do que a que há na Colômbia, na Arábia Saudita, no Afeganistão dos anos 90 em que os taliban eram apoiados pelos EUA (e todos nós sabemos os amantes da liberdade e democracia que eles eram e são), na Turquia, no Iraque pré-Guerra do Kwait, no Haiti, no Peru, na que ocorre nos territórios ocupados da Palestina, etc, etc, etc...
Se a questão é a defesa da democracia comece desde já a propor e a apoiar embargos nesses países que o desrespeito aos direitos humanos é em número muito maior e atrocidades são cometidas quase diariamente.
E tome lá mais este que me sinto generoso: http://en.wikipedia.org/wiki/Helms-Burton_Act
Não tem que agradecer, tem mesmo é que ler.
Sinceramente, "o embargo dos EUA a Cuba é só dos EUA"... Muito vou rir eu esta noite com esta piada.
De arquivador a 01.12.2009 às 12:44
Caro Art Long
Deixe-se de httpês... se quiser eu apresento-lhe mil e um httpês... provando duas coisas essenciais:
NÃO HA LIBERDADE EM CUBA
A MISÉRIA É PATENTE
...
Para fim de "papo",desafie o seu companheiro Fidel a fazer a seguinte proclamação:
" Camaradas....companheiros.... sois livres de viajar..
fim ao embargo de passaportes..."
Fale comigo depois do resultado!!!!!!!
Meu caro os https servem para mostrar que o que digo são factos substanciados e não mera opiniões.
Se tem algo contra factos isso é problema seu.
Já o disse, mas torno a dizer que sim há repressão em Cuba (e qualquer um com meio cérebro sabe disso) e que há miséria em Cuba. A única coisa que faço para além disso é tentar entender o porquê disso. Mas segundo parece isso não é permitido devemos é apontar o dedo e repetir acriticamente a sabedoria convencional. Isso sim faz de nós seres pensantes e civilizados. Agora tentar entender isso é coisa de malucos e esquerdalhas segundo parece.
Não sei o que quer dizer com meu companheiro Fidel, mas deixe que lhe diga que não sou comunista, nem marxista-leninista, nem maoista...
Mas deixe que lhe pergunte você sabe como era Cuba antes do Fidel? sabe como passou nos primeiros anos? Sabe porque é que Fidel teve que passar a fazer parte do eixo da USSR?
Claro que não sabe nada disso nem lhe interessa saber. Nem sequer sabia o que é na realidade o embargo imposto pelos EUA quanto mais saber destas coisas.
Continue a ser bem amestrado e formatado que de certeza absoluta que vai chegar longe. Não terá conteúdo nenhum, mas de certeza que vai chegar longe.
De Cfe a 01.12.2009 às 02:54
O que torna o embargo dos EUA, feito por leis aprovadas no seu Congresso, ilegal ?
Se lesse os links que dei já teria visto o porquê de muitos países do mundo considerarem o embargo ilegal...