Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Julgamentos de carácter são tramados.

por Vasco Campilho, em 08.12.09

Avaliar o carácter de um político não é bizarria nenhuma. Nisso concordo com o Pedro Lomba. Mas a um político, e também a a um comentador, fica sempre bem ser comedido nos julgamentos de carácter. Porque com a medida que julgares, assim serás julgado.

 

Por exemplo, como é que se julga o carácter de um político que em disputa eleitoral no seu partido diz que uma medida fiscal proposta pelo seu adversário é irresponsável e demagógica, e um ano depois faz dela uma bandeira do seu programa eleitoral? Como é que se julga o carácter de uma pessoa que, enquanto candidata à liderança de um partido diz que se visse o nome de um seu adversário num boletim de voto, não votaria nele,e enquanto líder do dito partido o escolhe para candidato à maior câmara do País? Como é que se julga o carácter de um líder partidário que diz que, se o fundador do seu partido ainda fosse vivo, não faria diferente de si próprio? Face a cada um destes episódios, eu faço um julgamento negativo da atitude em causa. Mas prefiro não extrapolar para o carácter de quem as protagoniza. Porque  com a medida que julgares, assim serás julgado.

 

No que respeita a julgamentos de carácter, o Pedro Lomba é mais intrépido do que eu. Sobre Passos Coelho, por exemplo, acaba de decretar que se trata de um intrujo de plástico. Esperar-se-ia que um veredicto tão peremptório estivesse solidamente fundamentado. Surpreendentemente, não. Pedro Lomba limita-se a avançar com uma suposta inconsistência temporal da posição de Passos Coelho sobre o TGV: em Janeiro seria a favor, em Dezembro contra. A partir daqui, constrói uma elaborada narrativa sobre como Passos abandonou as críticas a Manuela Ferreira Leite para lhe retomar as ideias. Ténue base para um julgamento de carácter. Mas com a medida que julgares, assim serás julgado.

 

Agora pergunto: como é que se julga o carácter de um comentador que, para sustentar um julgamento de carácter que faz, distorce o sentido das afirmações daquele que pretende julgar? É bem verdade que em Janeiro, Passos Coelho disse que "O TGV é um projecto estratégico que envolve compromissos assumidos por vários governos". Mas é falso que com essa afirmação pretendesse exprimir qualquer discordância com a proposta de suspender o TGV. Na realidade, poucos dias antes Passos Coelho  afirmara que "o TGV não é um projecto para abandonar, porque é estratégico para Portugal, agora manifestamente não temos condições este ano e para o ano para avançar". Porque é que Pedro Lomba ignorou esta passagem: falta de carácter ou falta de google? Com a medida que julgares, assim serás julgado.


lavagem de mãos e outras medidas profiláticas

Sem imagem de perfil

De Justiça de Fafe a 08.12.2009 às 19:26

Este Campilho, faz mesmo jus ao lema "não mordas a mão que te alimenta".
Então Vasquinho confessa lá, o Pedrito prometeu-te um tachito mesmo à maneira, quando sentar o posterior no trono laranja, não foi.
Sem imagem de perfil

De V.Melo a 08.12.2009 às 19:33

Pedro Lomba e Pacheco Pereira têm razão no que escrevem sobre Passos Coelho. "Chegou a altura do PSD se emancipar" dos betos do restelo que querem conduzir o partido para mais uma triste aventura.
Sem imagem de perfil

De kruzeskanhoto a 08.12.2009 às 20:17

Quem disputa não mede bem as palavras...
Sem imagem de perfil

De Ega a 09.12.2009 às 16:51

Também acho péssimo que se diga.
Imagem de perfil

De jfd a 08.12.2009 às 20:19

Pedro quem?
Sem imagem de perfil

De Eduardo F a 08.12.2009 às 21:51

Foi relativamente à passagem transcrita de seguida em itálico que Pedro Lomba se referia, pelo que discordo do conteúdo do seu post quanto ao TGV. Aliás, lida em conjunto com o conteúdo do link que postou, poder-se-á dizer que Passos Coelho também mudou de opinião, não acha?

«Nas medidas pela negativa, importa impedir tão rápido quanto possível que Portugal continue a endividar-se a este ritmo. É decisivo não avançar com a construção do TGV na ligação de Lisboa a Madrid para encontrar alguma folga para que as verbas destinadas a ser drenadas nesse projecto, com o qual nos comprometemos internacionalmente, possam ser aplicadas de outra forma na economia.»

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/interior.aspx?content_id=1440096 (http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/interior.aspx?content_id=1440096)

(Pedro Passos Coelho, 2009-12-06, Jornal de Notícias)
Sem imagem de perfil

De António J. B. Ramalho a 08.12.2009 às 23:25


A que pergunta que se impõe é esta:



  • Porque razão PPC incomoda tanta gente? Como se justificam ataques tão reles como aqueles que por aqui se vêem, fundamentados em tiradas lapidares tipo "betos da Jota"?

 Se PPC é irrelevante como pretendem fazer crer, porque perdem tanto tempo a atacá-lo?
Imagem de perfil

De Réspublica a 09.12.2009 às 11:50

O problema é o coelho ser idiota, não o incomodar... quanto a ser um "beto da Jota" tem dúvidas, é do pior que este partido gerou desde 1991, há Gonçalo capitão que fazes tanta falta para manter aquela betice na linha?
A jota de hoje parece o CDS...
Sem imagem de perfil

De tric a 09.12.2009 às 01:38

"Agora pergunto: como é que se julga o carácter de um comentador que, para sustentar um julgamento de carácter que faz, distorce o sentido das afirmações daquele que pretende julgar?"

como a memoria é curta dos passistas...o mundo começou ontem não é verdade!? e ainda dizem que não são a versao Socrates do PSD!
Sem imagem de perfil

De Arnaldo Ventura a 09.12.2009 às 10:11

Como é que uma entrevista tão ridícula e vazia de conteúdo pode dar aso a tanta discussão?
A possibilidade de PPC ser líder do PSD só demonstra o estado do próprio partido.
Os principais responsáveis por isso são os militantes do partido que deixaram o partido expor-se a este ridículo.
Tão simples quanto isto!
Imagem de perfil

De Réspublica a 09.12.2009 às 11:51

Sim isso é verdade, mas mais vale prevenir que remediar, veja o caso do Menezes, ganhou ao Marques Mendes (em quem eu votei)...
Sem imagem de perfil

De António J. B. Ramalho a 09.12.2009 às 12:07

O aparelhómetro volta a atacar... e com a mesma clarividência de sempre.
Sem imagem de perfil

De velyn a 10.12.2009 às 23:22

O caro Campilho deve ser mais um avençado de Pedro Coelho, a fazer tabelinha com o avençado centro e comprovado oligofrénico Pedro Lopes, caucionado pelo comissário político do PS na Sic (o inefável Teixeirinha) para fingir que representa a direita na noite da má-língua mas na realidade remunerado (a peso) para lixar o PSD, tarefa que aliás também vai cumprindo com zelo no pasquim do amigo Oliveira.

Comentar post