Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




perseguições policiais à portuguesa

por Carlos Nunes Lopes, em 29.12.09

"Siga aquele carro, por favor."


lavagem de mãos e outras medidas profiláticas

Sem imagem de perfil

De Luís Serpa a 29.12.2009 às 15:43

Um dia uma senhora inglesa com quem estava a trabalhar veio a Portugal, para algumas reuniões com entidades de Cascais. À saída de uma dessas reuniões viu que o vereador da Câmara Municipal com quem tínhamos tido a reunião tinha um carro da Câmara com chauffeur


Ficou estupefacta. Perguntou-me se era normal em Portugal o vereador de uma localidade como Cascais ter chauffeur e eu disse-lhe que sim, infelizmente.  Ela respondeu-me que em Londres não têm. 


Talvez a polícia pudesse começar a pedir carros emprestados aos vereadores, enquanto não chegam os novos.
Imagem de perfil

De Réspublica a 29.12.2009 às 18:16

Sim, mas isso é porque o Mayor de Londres anda de bicicleta , onde já se viu uma bicicleta com chauffeur, bem se calhar só na China...
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 29.12.2009 às 17:45


Há perseguições policiais à portuguesa ou há perseguições de arguidos aos que ousam pô-los em tribunal, aos que ousam julgá-los e acusá-los...?
De repente, Portugal ficou com tantos actores da advocacia a cantar o fado da boa imagem e do mal entendido e do abuso do poder judicial e do ministério público. Ele é só funerais de virgens solteiras, que dão pelo nome de culpa (sem culpa - alegam)...

Educadinha

Imagem de perfil

De Réspublica a 29.12.2009 às 18:20

Não seja melodramática, onde é que já se viu isso.
Em pleno Estado Novo julgavam-se os advogados que ousassem por em causa o Estado, um que chegou a primeiro-ministro foi julgado de toga vestida, porque referiu ao juiz do tribunal plenário que por baixo estava nu...
Hoje os advogados, no exercício da sua actividade, utilizam todos os meios para defender os clientes, mesmo atacar os tribunais.
Tem alguma dúvida que a maioria dos juiz e procuradores entra para o CEJ por cunha, que grande parte dos juízes não sabe o que anda a fazer ou que há muitas acusações do MP sem sentido e qualquer decência, acredite alguns dos julgadores e dos procuradores deveriam era ser acusados e julgados pelo que fazem.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 29.12.2009 às 19:48

Caro Respublica,

Claro que não tenho dúvida alguma. Que ele os há que bem mereciam ser responsabilizados, mas também os há que querem fazer justiça e não podem. Imagine, aparecem convenientes interpretações do TC que arrazam aqueles que querem julgar e bem.
MP, pois estes, alguns deduzem acusações sem sentido ( e não são punidos por isso, contrariamente ao particular), sem dúvida, mas acredite que os há que as fazem muito bem e querem fazer justiça. Os JIC pronunciam, a instância seguinte quer julgar, mas a prescrição surge inconvenientemente do Palais Raton.

Quanto à PSP e outras autoridades, de tudo um pouco. Uns exageram, mas outros se tentam exercer devidamente a autoridade, acabam por ser disciplinados.
O Estado Português  ... desse prefiro não falar..para além do que já disse.

Cumpts

 
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 29.12.2009 às 19:51

E garanto-lhe, que o que referi acima antes da sua resposta, não é fruto da minha imaginação...

Educadinha

Imagem de perfil

De Réspublica a 29.12.2009 às 19:58

Então também conhece o Tribunal "de Ratton", sabe fui aluno do seu antigo Presidente Cardoso da Costa, conheço vários ex-juízes conselheiros de lá, alguns sabem o que fazem e muitas vezes eles têm razão ao atacar as decisões dos tribunais inferiores, quantos acórdãos dos STJ e STA, para não falar das Relações e TACS, são claramente inconstitucionais, já vi acórdãos em que os tribunais passam mais tempo para justificar não querem decidir que a aplicarem a lei... para isso serve o TC para garantir a constitucionalidade das decisões judiciais, para além de expurgar do sistema as lei inconstitucionais.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 29.12.2009 às 20:07

Não falo do que não sei e só falo com a experiência de situações, e quando as critico, creia que sei o que estou a dizer.
O Palais Raton, tem uma função nobilissíma a cumprir, e também eu conheço juízes conselheiros que sabem o que fazem...e conheci outros, meus professores que se arrepiaram com alguns golpes ao Edifício penal ...justo quoting.
cumpts
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 29.12.2009 às 20:09

Decisões essas provenientes do TC...

Quanto às decisões judiciais que crassam em instâncais inferiores, sem, ele as há que fazem bradar...algumas vindas do STJ.

Educadinha
Imagem de perfil

De Réspublica a 29.12.2009 às 20:13

É engrassado a minha professora de processo penal está lá... se calhr não acha o mesmo...
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 29.12.2009 às 20:27


Bem, depende de quem é a sua professora, mas esta que referi mas que por razões compreensíveis não vou identificar, disse isso mesmo, acerca do cômputo prescricional para um certo tipo de crime... e sabe?

Não teve graça nenhuma! Está em acórdão do TC. Uma penalista de tomo.
Ou duvida que as mexidelas no Processo penal se fazem pelo desuso em que o mesmo caíu?

Educadinha
Imagem de perfil

De Réspublica a 29.12.2009 às 21:38

Claramente não falamos da mesma penalista...
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 29.12.2009 às 22:00

Não, não falamos. Mas a sua deve saber de quem eu falo.

Educadinha
Imagem de perfil

De Réspublica a 29.12.2009 às 22:27

A minha fez o voto de vencida num certo acórdão a defender aquilo que tenho vindo a atacar sistematicamente no blog, o tal disparate do dia 8...
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 30.12.2009 às 00:01


Hei-de voltar ao dito post...mas deixe estar...que conhece esta de certeza...A minha começa por F...e é uma excelente penalista, sem desprimor, naturalmente para com a sua.

Por acaso sabe como ver os perfis dos JUGULARES? Que eu rondei por lá e vi umas coisas que não gostei....

Educadinha
Imagem de perfil

De Réspublica a 30.12.2009 às 11:55

Já estou a ver quem é, é de Lisboa, pelo menos não é o sr. que defende que os advogados devem apenas limitar-se a garantir em processo penal a legalidade, volgo levantar-se e pedir jsutiça...
Imagem de perfil

De Réspublica a 30.12.2009 às 12:00

Quanto ao jugular não sei como a ajudar, só se vê o nome deles, quanto ao conteúdo não me admira que não goste, aquilo é pior que a Causa Nossa, é disparate pegado...
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 30.12.2009 às 16:22

Disparate pegado que tem de ser arrumado...Andam por lá umas vozes de burra, que há uns tempos atras, eram simples moçoilas da escrita, agora arvoram-se em presidentes do 4º poder, andam de óculos escuros...por frequência de aposentos.

Ainda me lembro quando me falavam de censura...e criticavam, e lamentavam as escutas no telefone...agora?! Está tudo bem. Sócrates é o maior...um estadista...
E moderam os comentários...claro...pois então...que Sócrates, esse redutor de soberania, tem de ser contado aos portugueses como um homem de muito trabalho....

Educadinha
Imagem de perfil

De Réspublica a 29.12.2009 às 18:21

Se fossem só os carros, não há pistolas, não há polícias suficientes, não há vencimentos decentes, não há nada... a PSP é o espelho do país.
Sem imagem de perfil

De CORONEL NA RESERVA a 29.12.2009 às 19:49

E no entanto, meu caro "Coisa Pública" , não faltam por aí jovens valorosos dispostos a servir Portugal. Veja o caso desse tão falado Campilho, que veio de lá da Europa dos ricos, com o ordenado reduzido à terça parte, só para servir o País. (Li esta nobre disposição na reprodução que aqui foi feita da sua autobiografia). Portanto, caro amigo, não sei como nos vamos livrar desta. No meu tempo de tropa sabia como fazer: punha uns "Chaimites" na rua, metia-lhes dentro uns tipos com umas G3, mesmo com os carregadores vazios,  todos se cagavam de medo (desculpe a linguagem de caserrna) e era trigo limpo farinha amparo. Agora infelizmente não se pode fazer nada. É por isso que sendo republicano até compreendo aquele Bragança rotundo e o seu João Franco de triste memória. Há alturas em que as coisas só vão mesmo à estalada. O pior é que agora já não sou capaz de nada: a idade avançada é umas coisa muito feia.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 29.12.2009 às 19:58


Senhor Coronel,

Velhos são os trapos...lá diz o ditado. A sabedoria, essa não envelhece, apura-se e rejuvenesce a cada passo da aaprendizagem.

Mas uns chaimites ali para os lados de S. Bento, até que não faziam mal a ninguém...e quem sabe junto daqueles que acham que as escutas telefónicas são nulas...por questões de ordem processual...grande gaita, eu que julgava que a verdade material já se tinha instalado na nossa ordem jurídica.

Cumpts

Educadinha
Imagem de perfil

De Réspublica a 29.12.2009 às 20:00

Mas por vezes apenas a saída das chaimites é que resolve alguma coisa, mas a coisa está tão mal no país que se calhar nem para isso há gasolina...
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 29.12.2009 às 20:11


Há sempre a pedra, tão certeira quanto o chaimite...

Educadinha
Sem imagem de perfil

De xpto a 30.12.2009 às 00:03

A notícia não escandaliza tanto porque fala dos carros que faltam à Investigação Criminal, se falasse nos carros que fazem falta às esquadras normais e de trânsito... havia de ser bonito!

Comentar post