Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Como me parece evidente, o Estado deu um sinal que não acredita no mercado. Se acreditasse teria, pelo menos, dado um sinal votando favoravelmente a desblindagem dos estatutos. Não o fazendo, apoiou claramente fórmulas que visam bloquear o funcionamento do mesmo. Era só isso que se pedia, rigorosamente mais nada.
Não se põe em causa se a OPA seria boa ou má, longe disso. Também, não parece que mesmo que o Estado tivesse votado a favor alguma coisa de substancial mudasse (apesar de a minha namorada ter feito umas contas e verificado que, se o Estado por intermédio da Caixa tivesse votado favoravelmente o resultado seria: a favor 49,6 e contra 40,9%, sem contar com os votos do Estado propriamente dito) já que para o fim do bloqueio dos Estatutos eram precisos 2/3 dos votos.
Seria absolutamente legítimo e provavelmente desejável, que o Estado e a Caixa, mais tarde e em sede de mercado, não vendessem as suas acções. Só se pedia, repito, um sinal e esse foi claramente dado, porém, no sentido oposto ao desejado.