Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
A Associação Nacional para o Software Livre (ANSOL) lançou, em 2009, o site Transparência na AP, desenvolvido para resolver limitações que o sítio Base.gov.pt sempre teve. e que por alguma razão que desconheço, mantém.
Recentemente, o site da ANSOL deixou de estar acessível, embora a crítica feita em 2009 pelos seus dinamizadores, mantenha a actualidade:
«não é humanamente possível nenhum cidadão tirar proveito do Base para, por exemplo, verificar as despesas numa determinada área. São centenas de páginas que só podem ser consultadas sequencialmente. Não se consegue navegar directamente para uma determinada página e a função de procura pura e simplesmente não funciona. O Base é o exemplo de um conceito louvável e essencial, atraiçoado por uma implementação de má qualidade. O próprio site representa uma aplicação duvidosa de dinheiros públicos.»
Não consigo perceber o que levou a ANSOL a deixar cair um projecto tão oportuno nem tão pouco o que leva o Governo a manter severas restrições às pesquisas no site oficial BASE.
Tentem, por exemplo, pesquisar contratações por data ou por agrupamento.