Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Para que serve um blog?

por Rodrigo Moita de Deus, em 12.04.10

 

O blog código fonte diz-nos que 52% dos bloggers americanos consideram-se jornalistas. O número tem muitas explicações. Quase todas relacionados com as diferenças entre o jornalismo que se faz lá e o jornalismo que se faz cá. A graça dos blogs é a sua liberdade. Liberdade de caracteres, liberdade de estilo, liberdade para fugir à necessidade de informar. A imprensa, dizem, tem mesmo que informar. Outra das graças dos blogs é a agenda. Temos gente convicta, assumida que vê e descreve o mundo com olhos tendenciosos. Temos jornalistas a escrever. E políticos também. Os blogs são meios de propaganda baratos e eficazes. A imprensa, dizem, tem que ser isenta.

 

Nesta casa há alguns jornalistas. E ainda mais ex-jornalistas. Nenhum de nós quer "informar". Se quiséssemos abríamos uma agência noticiosa em vez do 31 da Armada. E temos gente de partidos diferentes, com opiniões diferentes. Não conseguiríamos ter uma "linha editorial" mesmo que tentássemos. O que é simpático.

 

Nenhum de nós quer informar. Nenhum de nós quer mudar o mundo nem sequer a blogosfera. Há quem acredite nisso. Não é o caso.

 

Para quem gosta de analisar estas coisas, importante é uma outra nota. Alguém, algures no tempo, achou que comunicação social e jornalismo eram sinónimos. Errado. Não são. Nunca foram.

 

Deve ter sido a mesma pessoa que um dia julgou que os media eram umas coisas feitas por jornalistas. Também há desses. Mas isso é imprensa.