Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Que alguém me explique este cartaz?

por Moedas, em 30.05.10

Hoje levantei-me cedo e ao atravessar a rua deparei-me de muito perto com este cartaz do Bloco de Esquerda. Eu até poderia compreender (apesar de não concordar) que um partido como o Bloco de Esquerda se queixe dos salários dos presidentes de empresas, em que o Estado detenha alguma percentagem accionista ou a chamada golden share (i.e. EDP, PT), mas o que não posso compreender é que um partido ataque presidentes de empresas privadas que nada têm que ver com o Estado. Quer este cartaz dizer que o Bloco de Esquerda quer eliminar a propriedade privada em Portugal? Quer este cartaz dizer que os empresários privados, que verdadeiramente criam emprego neste país, não podem ter lucros ou salários? Não conheço Paulo Azevedo, mas o papel que um grupo Sonae teve no nosso país nas últimas décadas é indiscutível e o salário do presidente da Sonae é um problema exclusivo dos accionistas da Sonae e não do Bloco de Esquerda. Cartazes como este assustam-me porque escondem intenções perigosas, populistas e de uma desonestidade intelectual inquietante.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


comentários

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 30.05.2010 às 13:41

Sou contra o comunismo estatal e o capitalismo neo-liberal.
E o que o BE procura é mais do mesmo que a China vivenciou. Asfixiar a iniciativa privada e criar oligarquias familiares ligadas ao partido dominante.
Mexia é criticável, o da PT igualmente, agora a SONAE? a maior empregadora do país? a única empresa que realmente é independente da vontade política dos governos ditos democráticos?
Sem imagem de perfil

De Augusto Costa a 30.05.2010 às 13:43

Não tenho medo de dizer quem sou! Image
Sem imagem de perfil

De K2ou3 a 30.05.2010 às 13:53


"ti Belmiro" vai dar uma bolacha das bem grandes.
Apesar de ser dos mais ricos ,
Sempre foi dos que menos ganhava.
Se o tem, o mereceu. e isto já foi provado bastas vezes.
Lembro-me de uma entrevista,( Visão???), em que apesar de ter um automóvel há uma data de anos, dizia mais ou menos assim:
"....trocar por que razão, estou contente com ele....."

(E Paulo Azevedo, segue os mesmo caminhos. "low profil, please, do not mess with me.")
Sem imagem de perfil

De Gândavo a 30.05.2010 às 14:39

"se queixa-se"! Ah, grande Moedas! Viva a língua portuguesa! Viva a Lusofonia! Viva o 31 da Armada! Viva! Viva!
Imagem de perfil

De Moedas a 30.05.2010 às 19:33

Gândavo- Obrigado pelo reparo. Se tiver algum comentário sobre o conteúdo não hesite! Abraço.
Sem imagem de perfil

De Gândavo a 31.05.2010 às 01:19

Desculpe lá a ironia. Quanto ao conteúdo, os senhores do BE, ou lá quem lhes paga as contas, no fundo, não querem saber disso para nada. Isto é apenas mais uma variação na mesma conversinha de sempre. A única coisa que lhes interessa é minar, desmoralizar, corromper, destruír a "sociedade burguesa". Casamento gay, aborto, legalização das drogas e o que mais vier pela frente são apenas armas de arremesso, meios para atingir um fim. A consideração que têm pelos gays e pelos usuários de drogas é, aliás, visível no cuidado com que os tratam os regimes de quem eles gostam.
Sem imagem de perfil

De Nuno Fonseca a 30.05.2010 às 15:27

Realmente é lamentável colocar o presidente da sonae no mesmo barco que Mexia e Zeinal Bava, situações distintas que espera o bloco com isto?
Isto é apenas para desviar o foco do principal objectivo do BE, drogas livres e muito WOODSTOCK.

Cumps
Sem imagem de perfil

De hotboot a 30.05.2010 às 16:43

Já agora porque não colocam aí os ordenados de Mourinho e de Cristinao Ronaldo... é que assim parece que se ganhar muito é melhor fugir de Portugal ;)
Sem imagem de perfil

De André a 30.05.2010 às 16:59

Este Bloco é uma anedota pegada e de uma hipocrisia escandalosa.
Porque não se preocupam antes com o milhares de licenciados a auferir o salário mínimo ou a recibos verdes? Porque dá trabalho e cartazes como estes são mais fáceis e popularuchos. Haja paciência...
Sem imagem de perfil

De nuno vieira matos a 30.05.2010 às 18:44

André,


Fique mais atento às notícias ou dê uma saltada pelo sítio da internet do BE.
Sem imagem de perfil

De André a 30.05.2010 às 21:47

Vou seguir o seu conselho, porque por acaso não tenho visto muitas notícias, fico deprimido, e nunca tive interesse no site do Bloco.
Sem imagem de perfil

De nuno vieira matos a 30.05.2010 às 18:42

Caro Moedas,


Penso que o problema não é a "desonestidade intelectual" do BE mas antes um problema seu de miopia. Longe de mim atribuir-lhe a adjectivação da sua última frase.
Imagem de perfil

De toufartodebananas a 30.05.2010 às 20:17

Eu que sou apartidário, na minha opinião muito pessoal...
-assusta-me a superioridade moral que Louçã parece querer ter sempre que abre a boca...
Apesar de não gostar nada de Sócrates nem do PS, não consigo olhar com bons olhos uma pessoa que tem responsabilidades públicas e chama "manso" a outro...na minha terra, mansos são os touros...
Da mesma forma, apesar de achar que é uma exorbitância o que ganha o filho do Belmiro, como diz o sr. Moedas, isso é entre ele e a administração do grupo...
No entanto, apesar de apreciar a reacção de Zeinal Bava na recente guerra com a Telefónica, acho que é muito discutível o que lhe pagam, essa, como todas as empresas com capitais públicos, deveriam ter um limite de pagamento pois o céu não é o limite e a obrigação de bem servir está inerente a todos os funcionários do estado.
Sim, também me parece que isto ou é populismo ou o requerer do fim da iniciativa privada.
Imagem de perfil

De toufartodebananas a 30.05.2010 às 20:19

embora não lhes chamem funcionários e sim gestores...
Sem imagem de perfil

De Miguel a 30.05.2010 às 21:09

Caro Moedas:
A resposta do porquê desse cartaz foi dada pela pessoa mais insuspeita e em direto - marcelo rebelo de sousa acaba de defender os propósitos do cartaz no jornal da TVI.

Ja agora vê o que se tem passado no reino unido, com o governo trabalhista e o novo governo conservador/liberal a aumentarem brutalmente impostos nos altos cargos empresariais e ate definirem tectos para bonus em empresas e bancos...

as empresas privadas não estao separadas do entado onde "vivem" quanto mais não seja por uma questão de justiça moral e coesão social, para falar de valores que a direita compreende
Imagem de perfil

De Moedas a 30.05.2010 às 21:40

Caro Miguel:
Não ouvi o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa hoje na TVI. Mas deixe-me dizer-lhe o seguinte: Se uma empresa diminuir os salários dos seus gestores. Tal medida implica um aumento do lucro dessa empresa antes de impostos no mesmo valor. Este lucro vai para os accionistas que são privados. Não vejo como tal pode ajudar a sociedade. Aliás se for mais longe no seu raciocínio o salário do gestor será taxado em 42% (taxa marginal) e o lucro será taxado a 26.5%. Faça as contas e veja o que mais contribui para a sociedade!! Abraço e volte sempre.
Sem imagem de perfil

De Lory a 30.05.2010 às 21:21

Eu só continuo sem perceber a dificuldade que o País tem, através de partidos como o Bloco de Esquerda, em lídar com a riqueza destes senhores, e não levanta a voz, por exemplo, contra o Cristiano Ronaldo? Qual é a diferença dos milhões de uns para os de outros?
Mas, enfim...
Estou consigo, meu caro Moedas.
Sem imagem de perfil

De Miguel a 30.05.2010 às 21:32

por um principio basico, O salário milionario que o Cristiano Ronaldo aufere em Madrid nao entra na economia portuguesa, mais, o cristiano ronaldo não está a defender a aplicações de politicas de austeridade aos seus trabalhadores...

Já os prémios da selecção deveriam ter sido postos em causa assim como o novo salário de Jorge Jesus, mas isso como o Francisco Louça é do Benfica, já não lhe interessa muito :)

Comentar post


Pág. 1/2