Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O estado sexual da Educação

por Paulo Pinto Mascarenhas, em 09.06.10

 

Questões como as da masturbação, da homossexualidade ou do aborto são respondidas através de exemplos práticos e desenhos figurativos. Recortar figuras de órgãos sexuais e identificar as diferentes idades a que correspondem ou um puzzle em que se agrupam figuras humanas nuas, são outros tantos exercícios propostos.

 

A Educação Sexual é agora obrigatória - e as "aulas" vão ser dadas na sua esmagadora maioria com o material "didáctico" da Associação para o Planeamento da Família, o mesmo que tanta polémica provocou em 2005. Só que de extracurricular, passou a ser dada "transversalmente" nas disciplinas curriculares e/ou extracurriculares. O desenho em cima é desse tempo, ainda que muitos semelhantes se possam encontrar nos manuais da APF. As escolas públicas não ensinam os nossos filhos a ler correctamente, mas querem ensiná-los a "acariciar-se".


lavagem de mãos e outras medidas profiláticas

Sem imagem de perfil

De p D s a 09.06.2010 às 12:24

Há largos anos que varios manuais utilizados pelo Ensino Publico, patenteiam alegremente muitos erros. Quer ao nivel do conteudo, quer ao nivel da metodologia aconselhada pouco ou nada conteem de verdadeiramente Pedagógico.

Este é o estado do Ensino.

Gostava muito de ver, na Sociedade em geral, um "levantamento" e uma já mais que previsivel "opinação geral" sobre os Manuais de Portugues, Matematica, Estudo do Meio...com o mesmo fervor e profundidade que se aplica aos Manuais de "Educação Sexual".

Este é de facto um dos maiores problemas da Educação em Portugal. No dia a dia ninguem liga. Quando toca a Violencia e Sexo, toda a gente opina barafusta e emite bojardas.

Mesmo que tudo esteja mal no capitulo da "Educação Sexual" que tal começarmos pelos fundamentos, pelas bases ???

Eu tenho para mim que: se os fundamentos e as bases foram estaveis, coerentes, com conteudos eficazes, e verdadeiramente pedagógicas facilmente se abordaram todos e quaiquer assuntos. Facilmente se irá entender e diferenciar o que é realmente util, e o que é realmente absurdo, na "Educação Sexual".

Até lá, por melhor que seja o "Manual do Sexo", este nunca será entendido.  

Comentar post