por Laura Abreu Cravo, em 21.03.07
Em matéria de mulherio está a humanidade fartinha de saber que sempre funcionou a máxima do "dividir para reinar". Não dominámos abertamente o mundo, mas temos um reconhecido dom da estratégia que, bem aplicado, nos permite dominar indirectamente quem o domine. Mais ou menos como controlar uma sociedade comercial não porque se detenha a maioria dos direitos de voto, mas sim porque se detém acções que permitam, especialmente, eleger a maioria dos membros do Conselho de Administração. Dito isto, e tendo acabado de receber o press release infra, percebem agora porque é que tenho um momento de pânico cada vez que imagino uma concentração de convictas feministas?
A Associação Mulheres em Acção solicitou hoje uma reunião urgente junto da CIDM – Comissão para a Igualdade e os Direitos das Mulheres para avaliar os conteúdos do programa "A Bela e o Mestre", emitido pelo canal TVI.
A Associação pretende que a CIDM tome uma posição clara sobre o assunto, tal como o Conselho Consultivo das Organizações Não-Governamentais que a integra.
Não será de mais salientar que esta série teve início poucos dias depois da celebração do Dia Internacional da Mulher, uma ocasião em que se abordaram questões delicadas e preocupantes como são a não-paridade e a violência doméstica, que infelizmente ainda afectam muitas mulheres no nosso país. Igualmente impossível de descurar é a comemoração do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos, que marca, em 2007, um importante contributo para o tratamento equitativo de todos, sobretudo no que concerne a igualdade entre homens e mulheres.
Porto, 13 de Março de 2007
Associação Mulheres em Acção