Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

Ontem, no Ulster, pessoas vestidas de laranja celebraram a batalha do Boyne. Foi nesse dia, em 1690, que o Rei Jaime II, da Inglaterra, Escócia e Irlanda, perdeu a batalha com o seu sobrinho, o protestante Guilherme II de Orange.

 

O exército protestante era, na maioria, composto por mercenários germânicos (a maior exportação daqueles estados, nessa altura), holandeses e dinamarqueses. As tropas católicas eram compostas por irlandeses, escoceses e franceses - sendo estes últimos a óbvia a razão pela qual perderam a guerra (não pelas tropas, desta vez, mas pela união europeia contra o poder de Luís XIV).

 

Apesar das forças estrangeiras, as peças decisivas foram as cavalarias irregulares locais - sendo as protestantes do Ulster superiores. O fim da história já se sabe: Jaime II perdeu a batalha, a guerra e a coroa. A Irlanda foi ocupada pela coroa inglesa durante mais dois séculos.

 

Curiosamente, a batalha deu-se no dia 1 de Julho do calendário juliano. O dia 12 de Julho era, durante décadas, celebrado como a Orangefest pelos protestantes por ser o da batalha de Aughrim - a batalha decisiva em que o exército jacobita foi destruido -, ocorrida um ano depois de Boyne.

 

Quando o calendário juliano foi abandonado, o 12 de Julho passou a 23 de Julho (no calendário gregoriano). Isto deixou os protestantes confusos, a ter de celebrar o "The Twelfth" num dia 23. Os ingleses, agora gregorianos, não podendo mudar a data, mudaram antes a razão da celebração: a batalha importante passou a ser Boyne, que calha no dia 11 de Julho no novo calendário (novo em 1752, entenda-se). Estava mais perto do dia 12 mas ainda não chegava... a solução passou por um mecanismo estranhamente católico: como nas festas romanas, celebram-se o dias dos santos na suas "vésperas". Se existe a Christmas Eve, passou a existir a "Eve" do "Twelfth". Uma espécie de "twist of faith"...

 

 

 

PS:

Perdida a guerra, muitos jacobitas que recusaram jurar fidelidade à coroa inglesa tiveram de abandonar a Irlanda... Inclusive vieram alguns para Portugal: - olá!

 


lavagem de mãos e outras medidas profiláticas

Imagem de perfil

De Herr Flick a 13.07.2010 às 14:41

Olá!
... and well twisted after all.
Sem imagem de perfil

De Rúben B Oliveira a 13.07.2010 às 16:13

Que artigo tão mal escrito.
Imagem de perfil

De DBH a 13.07.2010 às 16:20

Claro que está mal escrito, Rúben, mas é um post e não um artigo.
Sem imagem de perfil

De Rúben B Oliveira a 15.07.2010 às 14:02

Não é por mal, a sério, mas não se entende muito do que está escrito. Ainda para mais num tema tão interessante.
Sem imagem de perfil

De Miguel Madeira a 14.07.2010 às 01:45

O que eu acho engraçado é quando, naqueles filmes de aventuras passados na Escócia, nas legendas traduzem "Jacobite" por "Jacobino"...

Comentar post