Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Que País é este?

por Moedas, em 01.10.10

Que País é este, em que uma empresa privada passa as responsabilidades com planos de pensões regulamentares e respectivos Fundos de Pensões para o Estado sem que ninguém se revolte? Que país é este em que ninguém vê que atrás dessa receita estamos mais uma vez a endividar o futuro dos nossos filhos? Será que alguém nos explicará a verdadeira mecânica desta habilidade contabilística, que apenas troca receita presente por responsabilidades futuras?

 

Porque será que os accionistas da PT na grande maioria privados e muitos estrangeiros não se opõem a esta medida? Será que é porque querem ajudar o país ou será apenas um bom negócio para eles? Porque não nacionalizar todos os fundos de pensões das empresas privadas em Portugal? Isso geraria mais receita. Certo?

 

Sempre defendi que uma das grandes causas da crise actual global foi o produto das chamadas habilidades contabilísticas, mais conhecidas como “off-balance-sheet- tricks”. Isto é, maneiras de colocar fora do balanço dívidas e responsabilidades futuras. Foi  esse o caso das securitizações sub-prime, que mais não eram do que uma maneira de retirar discretamente as dívidas dos balanços dos bancos, dos sale-and-lease-backs imobiliários, que transformam dívida presente em rendas futuras e tantos outros instrumentos que apenas escondiam a verdadeira situação das empresas. Esta receita extraordinária para o estado cheira-me ao mesmo, cheira-me a chutar para à frente, cheira-me a uma geração que só pensa em si e num presente que já não existe. Chegou a hora de pedir contas a uma geração que nunca resolveu nada, apenas empurrou com a barriga.


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.






subscrever feeds