Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




As prendas do Presidente

por Nuno Gouveia, em 28.01.11

Parece que um antigo Presidente da República gabou-se de ter recebido prendas de Natal que "não cabiam em três salas". Os políticos portugueses, e aqui acredito que não existam grandes excepções, esquecem-se que enquanto ocupam um cargo público estão a representar o povo e não a si mesmos. Por isso, as prendas que recebem durante o exercício dos cargos (e não me refiro obviamente às prendas dos familiares) deveriam ser consideradas como ofertas ao titular do cargo público. Seria bom seguir-se o exemplo que vem dos Estados Unidos, pelo menos para os cargos de Presidente da República, membros do Governo e Presidentes de Câmara. O Presidente pode usufruir dos presentes que recebe enquanto está na Casa Branca. Mas, se porventura quiser ficar com eles depois do mandato terminar, tem de os comprar ao governo, pois são ofertas ao Presidente dos Estados Unidos e não ao individuo que ocupa o cargo. A esmagadora maioria dos presentes acabam por ser doados a instituições de apoio social, enquanto apenas uma ínfima parte fica com o Presidente (os que ele comprar). As prendas mais simbólicas, nomeadamente de líderes estrangeiros, são normalmente usadas nas Bibliotecas Presidenciais.


lavagem de mãos e outras medidas profiláticas

Sem imagem de perfil

De Tuga Sorna y Choné a 29.01.2011 às 00:00

E Salazar igualmente mandou instalar uma linha telefónica no primeiro andar do supracitado palácio, para uso pessoal, paga separadamente por si!

Cresci numa época em que o Salazar era encarado como um "bicho papão mau", mas à medida que me vou informando de forma independente sobre ele, começo a respeitá-lo, especialmente pela sua acção nas décadas de 30 e 40 (nas de 50 e 60 já discordo de muitas das suas políticas); apesar de ainda o considerar um ditador autoritário (a PIDE fez muita coisa inqualificável), demasiado conservador e com um pensamento retrógrado em algumas áreas!

As pessoas que mais estão a ajudar a reabilitar a imagem de Salazar perante a população, são os actuais políticos do PS e do PSD, embora estes o ignorem!

Comentar post