Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




na altura o PEC metia menos aumentos de impostos

por Rodrigo Moita de Deus, em 04.02.11


lavagem de mãos e outras medidas profiláticas

Sem imagem de perfil

De NunoFCouto a 05.02.2011 às 16:28

É complexo, se por um lado D Carlos abdicou de parte do seu soldo, por outro havia a crise dos adiantamentos à coroa a qual já devia uma quantia muito elevada aos cofres do estado, nomeadamente do tempo da mãe de D Carlos a Rainha D Maria Pia de Saboia que gastava sem controlo.


A crise de 91, em que Portugal faliu, aliada ao ultimato inglês só veio dar força aos republicanos do PRP que ganharam o seu espaço desde o fim do Fontismo com a questão coimbrã e foram evoluindo em nº de deputados com as ingerências da coroa e do rotativismo de Hintze Ribeiro e Jose Luciano de Castro apoiados no caciquismo e na corrupção, muito à imagem dos nossos PS e PSD de hoje.


A solução de D Carlos foi a ditadura Franquista, daí ao assassinato do Rei e do Príncipe Real foi uma questão de tempo. Mais tarde gramamos com a república trauliteira e jacobina da carbonária e da formiga que viria a acabar no o 28 de Maio com a ditadura.


A história repete-se, e ignorar o passado só leva a repetir os mesmos erros, não há-de faltar muito para vermos a I república e o 28 de Maio repetidos...

Comentar post