Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Os deputados

por Nuno Gouveia, em 07.02.11

Os partidos andam entretidos numa discussão, estéril diga-se, sobre a redução ou não do número de deputados. Não seria mais útil para o país se discutissem uma verdadeira reforma do sistema, nomeadamente a criação de círculos uninominais?


lavagem de mãos e outras medidas profiláticas

Sem imagem de perfil

De José Barbosa a 07.02.2011 às 20:43

ah ah ah, isso queriam os senhores. então nas próximas eleições, com para aí 200 caciques a ter que deixar as câmaras, lá saltava a súcia toda para o parlamento (ninguém melhor para ganhar os "círculos" do interior).

qual era a vantagem disto? fazer com que 30% dos eleitores ficassem privados de representatividade?
Imagem de perfil

De Daniel João Santos a 07.02.2011 às 20:48

sem duvida.
Sem imagem de perfil

De Pedro a 07.02.2011 às 22:55

Será que podiam apresentar quais são os argumentos que defendem os círculos uninominais? Eu só consigo ver a desvantagem da eliminação da representatividade dos pequenos partidos (< 10 a 15% dos votos).
No actual sistema da AR parece-me que fazia muito mais sentido existir apenas um círculo a nível nacional. Não consigo lembrar-me de nenhuma situação em que a acção de um deputado tenha sido marcada pela origem (excepto algumas excepções de utilidade dúbia de deputados de regiões autónomas ou limianos). Na ausência da acção/representação local dos deputados relativamente aos distritos, não seria mais útil criar apenas um circulo a nível nacional e permitir que um partido com 1% dos votos tenha 1% dos deputados (que já são 2)?
Imagem de perfil

De Nuno Gouveia a 08.02.2011 às 17:39

Não propriamente. Poderiam haver círculos uninominais e um circulo nacional de compensação, onde os pequenos partidos manteriam a sua representação. Não há modelos infalíveis, mas gostava de ver este assunto mais discutido.
Sem imagem de perfil

De zedeportugal a 07.02.2011 às 23:10

Não seria mais útil para o país se discutissem uma verdadeira reforma do sistema, nomeadamente a criação de círculos uninominais?

Quando forem menos essa outra discussão será mais fácil de acontecer.
Sem imagem de perfil

De V Cunha a 08.02.2011 às 02:15

Porque e que os politicos tugas fogem dos circulos uninominais como o diabo foge da cruz?
Como pode um cidadao portugues saber quem o representa no parlamento? Como pode o cidadao interpelar o "seu deputado"?
O parlamento tuga custa milhoes e os deputados nao representam absolutamente ninguem. Em suma... o sistema cozinhado para a eleicao do parlamento saido da "revolucao" e uma autentica fraude para enganar os idiotas. 
QUEM TEM A CORAGEM DE GRITAR "O REI VAI NU" ?ORGANIZEM-SE !
Sem imagem de perfil

De Nuno Ferreira Martins a 08.02.2011 às 09:06

O problema é que, em Portugal, nenhum dos sistemas funcionará: se com listas uninominais virão todos os "Calistos Elóis" ao de cima; e com as plurinominais é aquilo que se sabe, a chusma dos "apartchiks" que se senta 4 anos nas bancadas do fundo do Parlamento sem articular palavra, e nos tempos extra dá um novo sentido à expressão "passos perdidos".
Numa questão como esta não é preciso referendo nem iniciativa legislativa directa: isto devia decidir-se por moeda ao ar...
Imagem de perfil

De Jacinto Bettencourt a 08.02.2011 às 10:07

Qual é a relevância dessa reforma?
Imagem de perfil

De Nuno Gouveia a 08.02.2011 às 17:47

Jacinto,

Parece-me que existe em Portugal um problema grave de representatividade entre eleitos e eleitores. Os deputados não representam ninguém directamente. Na prática, são as lideranças partidárias que escolhem os deputados, e estes, mais do que responder pelo circulo em que são eleitos, respondem à direcção partidária. Um sistema misto, com círculos uninominais e um circulo nacional responderia às inquietações dos partidos mais pequenos.
Sem imagem de perfil

De PPA a 08.02.2011 às 10:31

Acho que deviam discutir as duas.
Sem imagem de perfil

De Adolfo Dias a 08.02.2011 às 10:43

curiosamente, os Países que têm círculos uninominais estão a pensar "rever" a situação...que isto de deixar sem representação cerca de um terço dos eleitores, tem que se lhe diga!
Imagem de perfil

De Nuno Gouveia a 08.02.2011 às 17:49

Está a falar da Inglaterra, devido à falta de representatividade dos Lib-Dems. Que é um problema, sem dúvida. Mas duvido que consigam alterar radicalmente o sistema, pois os cidadãos estão habituados a ter o "seu deputado" e não acredito que abdiquem dele. Já nos EUA, onde existem círculos, esta discussão não existe.
Sem imagem de perfil

De Bruno Simão a 08.02.2011 às 10:49

Que ganhava o sistema político português com o afunilamento da representatividade introduzida pela diminuição do número de deputados e pela criação de circulos uninominais?
Que raio de prémio é esse que se quer dar ao PS e ao PSD, principais responsáveis pelo estado a que chegámos?
Se há deputados a mais são nessas duas bancadas e a única forma de os reduzir é pelo voto.

Comentar post


Pág. 1/2