Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




beja: a obra do regime

por Rodrigo Moita de Deus, em 17.04.11

Todos os governos, todos os regimes têm a sua obra. Sócrates não é excepcção. Esta semana foi notícia a "estreia" do aeroporto de beja. Como não podia deixar de ser, meteu ministro das obras públicas e secretário de estado. Ficou finalmente provada a utilidade do único aeroporto do governo socialista e dos 35 milhões de euros ali gastos. Para quem não leu a notícia com a atenção que o assunto merece, explico que o voo ia para Cabo Verde. Levava autarcas que iam geminar Ferreira do Alentejo com o municipio de São Filipe. Foi um voo fretado pela autarquia para uma importante missão comercial de Ferreira do Alentejo. O voo levava 70 pessoas. O avião tem uma capacidade de 200.

 

Na ocasião, António Mendonça falou à imprensa: "O país não pode parar. Nós temos que produzir, temos que trabalhar e gerar emprego. E temos que olhar para estas infraestruturas, precisamente, porque vão permitir isso".

 

A propósito de gerar emprego, no relatório e contas de 2009 da Empresa de Desenvolvimento do Aeroporto de Beja (existe mesmo) lê-se que "pode-se considerar ter-se atingido um elevado grau de cumprimento das metas fixadas" (sic). O aeroporto sem aviões tem um elevado grau de cumprimento das metas fixadas. Como um hospital sem doentes tem um bom nível de higiene ou uma autoestrada sem carros tem um fantástico aproveitamento ambiental.

 

Toda a gente fica feliz. O presidente da camara de Ferreira do Alentejo e os amigos apanharam bom tempo em cabo verde, os administradores da empresa pública tiveram um "elevado grau de cumprimento das metas fixadas", o ministro falou à imprensa e os contribuintes pagaram a conta toda. O socialismo funciona.


lavagem de mãos e outras medidas profiláticas

Sem imagem de perfil

De JoseB a 17.04.2011 às 19:34

El Mendonça.
É difícil imaginar um "catedrático"
tão quase atrasado mental.
Mais um que não chegou a adulto.
Nada a fazer.
Sem imagem de perfil

De SC a 17.04.2011 às 19:49

Não seja tolo, Rodrigo. O próximo vôo é já em 23 de Maio. De Londres, note: de Londres!  Há rumores de que não é de descartar a hipótese de um outro vôo ainda antes de Novembro. Há quem fale mesmo de um vôo em Setembro/Outubro.
Perdeu uma óptima oportunidade de estar calado!
Sem imagem de perfil

De Paulo Pinto a 18.04.2011 às 09:43

O quê? 3 voos até Novembro?? Isso é verdadeiramente espectacular. Obrigado Mendonça. Obrigado!!
Sem imagem de perfil

De MK a 17.04.2011 às 21:28

E o handling  feito pela Portway foi em excursão de Lisboa para Beja, dezenas de funcionários. Houve alguns turistas, que também vieram de Lisboa. Este país é surreal. Ou pior, este país é perigoso.
Sem imagem de perfil

De sampy a 17.04.2011 às 22:15

Por uma das TVs foi possível saber que alguns dos turistas de Lisboa que iam seguir para Cabo Verde preferiram fazer a viagem Lisboa-Beja de táxi, pois saía mais barato que fazer o trajecto de avião. O taxista referiu que a bandeirada foi de 12 euros.
Sem imagem de perfil

De Pável Rodrigues a 17.04.2011 às 21:29

Não me sai da cabeça o comentário que um amigo me  enviou sobre a "estranha" notícia  de um avião que partiu de Lisboa e aterrou em Beja. Parece que em Beja entraram "empresários " e o avião tornou a subir em direcção a C.Verde - ilha do Fogo . com os tais empresários, ficando desta forma inaugurado o aeroporto de Beja!!!
Fiquei a pensar, disse-me ele,  sobre  tão estranho assunto: gastar-se milhões para fazer de conta que se inaugura qualquer coisa, quando  já falta dinheiro para pagar à soldadesca?! Não, isto não pode ser o que parece. E de repente, o meu amigo percepcionou a coisa. E se em Beja, pergunta ele,  tivessem metido no avião algo que não convinha fazer passar no aeroporto de Lisboa?  Sabendo que dentro de dias há dinheiro fresco poderia ser uma boa ideia uma viagem e uma banhoca em terra africana para lavar algum papel mais sujo... Seria mais uma golpada antes do FMI ver quanto é que ainda há nos cofres. Curiosamente a massa está toda gasta - foi esta  uma notícia posta a correr, referindo que só há cacau até Maio...
Não sei se tudo isto se terá passado assim. Mas que se trata de um história bem plausível, lá isso, trata.
Sem imagem de perfil

De Luís de Ferreira a 17.04.2011 às 22:27

Coisa linda de se ver.
Inauguração com foguetes e gaiteiros-
Finalmente os autarcas de Ferreira apanham avião dos grandes para passeio a Cabo Verde.
Aqueles milhões foram bem empregues.
Só me admira que não saibam que depois da inauguração com pompa e circunstância, o aeroporto de Beja fechou de imediato para obras e o voo de regresso já não se faz por Beja,

Assim, os socialistas, gastam os euros e desenvolvem a região
Sem imagem de perfil

De Yasser a 17.04.2011 às 22:28

Caro Rodrigo,


As perguntas que se devem:


1- Porque é que Beja foi incluído no "portfolio" da ANA? Será que a ANA tem algum interesse em dinamizar um aeroporto a 100km do futuro NAL?


2- Porque é que o Governo nunca procurou privados que gerissem Beja?


2- Na CRIL 3,5 km custaram 151 milhões de Euros...mas isso é em Lisboa e portanto pode ser...35 milhoes num aeroporto é que não...
~
3- O que defendem PS, PSD e CDS sobre a privatização da ANA? Vamos privatizar um monopólio privado??? 
Sem imagem de perfil

De Afonso Henriques a 17.04.2011 às 23:02

A Ana beja? Eh pá, um dia gramava d'a conhecer, porra!
Sem imagem de perfil

De Ventura a 17.04.2011 às 23:14

Falta neste post uma coisa importante, o respectivo filme de propaganda, afinal o objectivo de tudo isto:


http://www.youtube.com/watch?v=RMDcpeQa3rY




Sem imagem de perfil

De RD'oiro a 18.04.2011 às 10:20

E o voo foi só de ida? Os 70 voltaram?
Sem imagem de perfil

De h a 18.04.2011 às 11:51

Em Beja não se fez um Aeroporto: adaptou-se para aviação comercial um aeroporto que já existia! A obra podia ter sido mais barata: porque não era preciso expropriar terrenos, que o a Base Aérea tem terrenos em excesso! Mas.. nem Guterres, nem Barroso, bem Santana, nem Sócrates tiveram coragem de impor isso aos militares! (sim, a obra começou com Guterres e depois continuou, embora, alguns finjam que não sabem! Ou até saibam e procurem fingir que não!).
35 milhoes é mto dinheiro? Sim! Equivale a 5 km de autoestrada! Ou a 1 km da CRIL! Ou a 100 metros do túnel do Marques. É o mesmo valor que se gastou em requalificar duas escolas! E foram 100!
É verdade que o Times afirmou que Beja é um dos cinco melhores novos destinos do Mundo? Sim! É exagero? Sim! Mas é verdade!
É verdade que por todo o mundo há pequenos aeroportos que são secundários e são usados para desviar voos de grandes aeroportos? Sim! Mas em Portugal somos ricos e preferimos acabar com Portela e construir um mega aeroporto de raiz! E depois queixam-se...
Sem imagem de perfil

De PALAVROSSAVRVS REX a 18.04.2011 às 11:51

Não são sérios.
Sem imagem de perfil

De O vertigem a 18.04.2011 às 12:19

Quando é que parte o próximo avião?

Comentar post


Pág. 1/2