Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O debate de ontem mostrou porque cresce o CDS

por Francisco Mendes da Silva, em 07.05.11

(publicado no Rua Direita).

 

Se bem percebi o espírito com que Paulo Portas encarou o debate de ontem, este terá servido para reforçar a ideia de que o CDS é um partido no qual se pode confiar a governação - esforço esse que, num país politicamente tão preconceituoso, não deve ser negligenciado. O pano de fundo era o ideal para sublinhar o contraste e Paulo Portas aproveitou muitíssimo bem a oportunidade. Jerónimo de Sousa apareceu como o rosto de um partido que é o cúmulo da insensatez política e da esclerose ideológica, enquanto Portas surgiu, por comparação, como um assomo raro de ponderação, magnanimidade, abrangência e liderança. Jerónimo falou das mesmas ideias abstractas de sempre (confundindo coerência com casmurrice); Portas, menos ambicioso, limitou-se a falar dos problemas que afectam Portugal e a vida concreta das pessoas.

 

Julgo que não tem sido suficientemente registada e apreciada a mudança que se tem vindo a fazer no CDS, que é hoje visto como um partido aberto, moderado e concentrado nas soluções para os problemas do país, e não apenas remetido à discussão em círculo fechado de questões identitárias ou puramente etéreas. Mas mais: o CDS percorreu esse caminho de pragmatismo sem abandonar os seus valores e, bem pelo contrário, o que isso significou foi, isso sim, a verdadeira afirmação desses valores. Se fizermos uma resenha rápida das principais posições do CDS, vemos que há um fio condutor claro: são posições de defesa das liberdades e do governo limitado, da prudência orçamental, da moderação fiscal, da segurança de pessoas e bens, do papel do Estado na protecção dos que menos possibilidades têm de exercer a sua liberdade (os pensionistas mais pobres, por exemplo) e do institucionalismo democrático. Em resumo, o CDS é o porto seguro para todos os que, partindo seja de que ideário for, se unem na convicção de que a política do progresso é a que promove o exercício responsável da liberdade dos indivíduos, das famílias e das empresas. E é isso que o faz ter este poder de atracção - de eleitores e militantes - que deixa tanta gente perplexa. 

 

Quem achar difícil explicar o crescimento do CDS, que perceba primeiro que, de todos os partidos, só o CDS cumpre os mínimos da maturidade democrática: é pragmático mas não inconstante, convicto mas não intolerante, doutrinário mas não dogmático. 


lavagem de mãos e outras medidas profiláticas

Sem imagem de perfil

De tric a 07.05.2011 às 22:46

O CDS actualmente está a crescer nas sondagens por uma razão muito simples é o que tem um discurso mais próximo do da Drª Manuela Ferreira Leite...TGV, o não haver dinheiro, o falar só quando é necessário...mas não é de agora, desde que Passos assumiu a liderança que tem esta postura, ao contrario de Paxos Coelhone, quando assumiu a liderança cortou radicalmente com o discurso da sua antecessora e introduziu um discurso de tolos desfazado da realidade...a decisão de querer ir sozinho a eleições foi uma decisão e não coligado com o CDS de uma arrogancia ingenua e talvez venhamos a concluir que hiper-prejudicial para o país...
Sem imagem de perfil

De Antonio Honorio a 09.05.2011 às 10:21

A decisao de querer ir sozinho a eleicoes foi um passo de coragem e maturidade politica, que afirma que o PSD quer valer por si, e nao procura desesperadamente chegar ao poder.
Sem imagem de perfil

De ruij a 08.05.2011 às 00:05

O CDS viabilizaria um governo liderado pelo PS? Sem isto clarificado, um voto em Portas pode ser um voto em Socrates...
Sem imagem de perfil

De Antonio Honorio a 09.05.2011 às 10:22

Acha que sim? No maximo dos maximos, seria o novo Limiano da naçao! apoiado!
Sem imagem de perfil

De Magico a 08.05.2011 às 00:19


O CDS está a retirar votos do PSD.Se o Passos continuar a dizer que vai fazer o TGV vai ver que o PSD passa a ter 10% e o CDS 38%.Se o CDS souber aproveitar bem o "tiro no pé" do Passos(não foi um tiro,foi um missil!) poderá levar o CDS para o melhor resultado de sempre.
Sem imagem de perfil

De Lisboeiro a 08.05.2011 às 11:03

Por o Tgv,como condição para perder eleiçoes... num pais normal seria de imbecis,pois se não iniciarmos agora esta fase não há apoios... Como Passos Coelho é um troca tintas,agora já quer renegociar? pergunto o quê? conversa da treta...Quanto ao CDS,partido em que nunca votei,nem no PDS,ja agora,não posso deixar de dizer,que como partido faz muito mais sentido do que o PSD.Um partido Socialista que na sua pratica é social democrata,um partido Social democrata,que nunca foi Social democrata,nem é reconhecido como talSe o é, porque razão   em eleiçoes na Europa  apoia sempre os partidos conservadores e nunca os sociais democratas? até nos EUA, é com os Republicanos que eles se entendem.O que CDs tem que mudar é de estilo,Portas arranja Votos ,mas não tem credibilidade aos olhos dos portugueses. ..É divertido...Mudem de postura e será bom para Portugal,pois teremos sempre governos de Maioria. O Psd ao acabar poucos iriam para o PS os restantes seriam uns bons votantes do CDS...Nota: retomar o caminho da democracia cristã é urgente,mas não é com Bagão Felix que esse caminho se faz,é um nojo como personalidade.Ir à missa ao Domingo e durante a semana ser sacana não é pratica que se recomende...
Sem imagem de perfil

De Antonio Honorio a 09.05.2011 às 10:24

O lisboeiro! Ja dizia Deus Nosso Senhor que "a tua mao esquerda nao veja o que faz a tua mao direita". E disse depois Jesus Cristo: a Cesar o que é de Cesar. Como catolico convicto acho que estas conviccoes devem ficar nas nossas mentes e nos nossos coraçoes e ninguem deve ser julgado por elas, muito menos em praça publica!
Sem imagem de perfil

De Lisboeiro a 09.05.2011 às 12:17

Julgamentos em praça publica,esqueceu-se dos julgamentos da inquisição?  Lamento  que muita gente que se diz  catolica,na sua pratica  diaria sejam os grandes bandalhos. Isto não é de agora. Caso queira, leio-lhe os misterios da inquisição... Hoje na pratica diaria ainda há seguidores,os meios são mais democraticos...Nota: não há regra sem excepção
Sem imagem de perfil

De Antonio Honorio a 09.05.2011 às 12:31

Nao me esqueço dos julgamentos de um instrumento que foi trazido para Portugal para caçar judeus, contra a vontade dos mesmos prelados que deram inicio a primeira universidade do pais. conheços os misterios da inquisiçao e, a si, queimava-o em fogo lento em praça publica, como diria o meu caro professor Seabra! Tenha juizo! Tenha todo o juizo possivel e imaginavel.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 08.05.2011 às 00:21

Excelente post!
O CDS tem tudo para ser o partido do futuro. E cada vez mais os jovens estão com a CDS, não com a esquerda.

Ninguém quer um país endividado e em que ninguém pode andar seguro nas ruas.
Sem imagem de perfil

De Antonio Honorio a 09.05.2011 às 10:24

Apoiado!
Sem imagem de perfil

De Miguel Rijo a 08.05.2011 às 01:17

Boa noite Francisco,

Daqui lhe escreve um ainda militante do PSD. Concordo em absoluto com o seu texto o que se traduz na opção pelo CDS em detrimento do PSD.
Voto conscientemente na força partidária com maiores provas dadas de capacidade de governação e de reposição de qualidades morais e éticas à nossa sociedade, violentadas nestes últimos 6 anos por uma quadrilha de delinquentes com o expoente máximo no Sr. Pinto de Sousa.
Sem imagem de perfil

De maria a 08.05.2011 às 01:25

o cds sobe porque ele há cada vez mais malta que não está para aturar quem não contribui.  as histórias de fazer chorar a calçada do Público são paradigmáticas : a mariazinha , que já vai na 3ª "relação marital" com "desempregados"   e no 7º filho , é pobre e reclama que a gente a ajude...puta que a pariu que a ajude , eu passo.
Sem imagem de perfil

De Antonio Honorio a 09.05.2011 às 10:29

Maria, tambem nao sejamos assim tao radicais. As pessoas devem ser ensinadas a trabalhar. Apesar de tambem nao me agradar a sensaçao de violencia que é ir na rua e saber que as minhas coisas ganhas com o meu suor sao cobiçadas levianamente por terceiros, que alem do mais, ainda recebem dos meus impostos (enquanto que eu tenho que pagar saude privada), temos que dar a mao a palmatoria e admitir que, durante muito tempo, nos foi conveniente manter toda essa gente enfiada em bairros sociais, a ser sustentadas por miseras contribuiços da nossa parte. O erro veio quando ninguem reparou que, como seres humanos, esta gente tambem tem direito a ter aspiraçoes. E se a si e a mim os nossos avos ensinaram a trabalhar, estudar, fazer pela vida, a esta pobre gente os seus assistentes sociais ensinaram a chorar e a pedir mais. De quem é a culpa? será so da maria do 7 filho?
Sem imagem de perfil

De O Balão do CDS sobe sobe a 08.05.2011 às 01:36

Porque é dos poucos partidos que juntamente com o PS parece ser monolítico em opiniões

em épocas de crise confunde-se monolitismo e fuhrer prinzip's com estabilidade

ou com amanhãs que cantam

coisas assim
Sem imagem de perfil

De Herr Frederick a 08.05.2011 às 02:04


O Dr. Paulo Portas deve apresentar-se como o potencial Primeiro-Ministro designado pela «direita».

Em relação a Passos Coelho ele bate este em todos os pontos: é mais culto; tem experiência de liderança partidária em ambientes competitivos; tem experiência governativa; é inteligente; é pragmático; penetra bem no espaço rural do Portugal Profundo; defende as classes mais desfavorecidas,etc.

Comparar Portas a Passos Coelho é comprarar o Jaguar com um Renault5 comprado num stand de usados de Massamá.

Se eu fosse de «direita» e não um social-fascista empedernido como sou votaria CDS e Portas a 1º Ministro, o único líder que Sócrates teme, e ele sabe bem a razão!
Sem imagem de perfil

De maria a 08.05.2011 às 02:14

ele há coisas que são monolitica , balão que sobe acima , é que as pesssoas querem ficar com a maior parte do trabalho que fazem e é isso que o cds diz... o ps diz que a gente tem de redistribuir pelos que acreditam que há amanhãs que cantam sem trabalhar.
vou contar uma história : hoje , no pingo doce , um tipo , bem giro , daqueles que não são licenciados´, esfregona na mão : olá !  e eu : 2 empregos ? e ele : sim. o rapaz  trabalha  de trolha em obras nos turnos que o pingo doce deixa livres. e dizem que o desemprego sobe? ele só tem 2 empregos porque há pessoas que não querem trabalhar. gostava muito que este rapaz ganhasse o que o seu esforço merece. o cds parece que permite/reconhece  isso. estou pelos cabelos do discurso dos coitadinhos , que levou , aliás , à obesidade do estado " chuchialista".
Sem imagem de perfil

De Agora está bem ? a 08.05.2011 às 03:24

OOOOOOOOOOO Maria !!!
Os tachos estão todos lavados ?
Sem imagem de perfil

De Sousa de Melgaço a 08.05.2011 às 11:22

Maria pela linguagem és travesti,mas adiante. É para acabar com essas situaçoes que hoje temos mais cursos profissionais. Gente mais qualificada. Muitos são filhos de gente que viveu no fascismo. O seu grau de exigencia não é muito na  maioria dos casos,mas quando os pais dos jovens que irão para o mercado de trabalho,na sua maioria já forem licenciados ou com bons cursos profissionais e a falar ingles, Portugal,será um pais muito melhor.Passados estes anos, a politica de Salazar ainda está bem presente na sociedade portuguesa.Dois exemplos: Antes de Abril só havia liceus e escolas tecnicas nas capitais de distrito ou grandes concelhos. Eu depois da primaria para vir para o liceu andava 180Km de comboio por dia. A frequencia universitaria antes de Abril era de 17ooo estudantes,hoje é mais um bocado 400000... esta politica já esta a dar resultados. O futuro será melhor graças a um homem que há-se ser recordado por muitos e bons anos..Adeus Maria e ganha juizo,para não dizeres asneiras...
Sem imagem de perfil

De Antonio Honorio a 09.05.2011 às 10:36

Gente Qualificada? Em que? gente diplomada ao domingo e com cursos que demorarm 4 anos, quando em tantos outros sitios duran 3. Qualificaços A moda de pre-pombal, em que anatomia humana se ensinava em carneiros. Sinceramente... qualificada? Porte-se com juizinho, como diria o Socrates, tenha calma e porte se com juizinho!...
Sem imagem de perfil

De Lino Oliveira a 09.05.2011 às 12:32

Honorio,se é assim que vê os jovens  licenciados. então está justificado o numero de desemprego,que para sua informação está na media da UE. Mas vou-lhe dizer uma coisa. Aos licenciados de hoje em varios cursos foram exigidas notas em alguns cursos para entrarem para a faculdade,que muitos dos velhinhos,nunca o conseguiriam. Antes de Abril,era uma minoria que se licenciava por falta de recursos,hoje é o que se vê. Portugal vai dar o salto graças a esta gente.Como nem todos querem ser doutores, vamos ter bons operarios especializados como eu por exp. Como Soldador andei por meio Mundo: Brasil,Iraque, Alemanha,Italia,Igipto,
Angola,Noruega e por fim em França.
Sem imagem de perfil

De Antonio Honorio a 09.05.2011 às 12:36

Na media da UE? entao o companheiro nega que se colocam os jovens em formaçoes artificialmente longas, sem providenciar qualquer formaçao profissional adequada? Sao exigidas notas que nem os velhinhos la chegariam, mas quantos sao os recursos a nossa disposiçao? e quantos jovens de hoje em dia sabem menos que os velhinhos de antigamente? O meu caro Oliveira! nao seja por isso! mas antes de seguirmos com a discussao, diga me la em que pé estamos: qual a sua posiçao em concreto?
Sem imagem de perfil

De Troika tintas a 08.05.2011 às 04:21

A defesa dos mais desfavorecidos é dinheiro que vão buscar ao bolso dos outros.
Sem imagem de perfil

De Lisboeiro a 08.05.2011 às 15:16

Há uns vão ao nosso bolso quando assaltam Bancos,os pobres não roubam nada usufruem o normal numa sociedade que deve ser mais solidaria. Não se esqueçam que não tivemos todos as mesmas condiçoes de igualdade à partida.Uma Nota: O  Psd alem dos varios lideres que já ficaram por o caminho,mas depois de "mortos" são convidados para debates e festas do partido,tem outro curriculum: Leonor Beleza,foi a tribunal por causa do sangue infectado dado aos hemofilicos. safou-se do dolo mas da negligencia não devia ter ficado livre pois foi avisada como ministra da saude. Costa Freire Sec. de Estado da saude,esteve preso, Oliveira e Costa, Sec de estado de Cavaco e homem que lhe vendeu as açoes abaixo do custo esteve preso pelo "assalto" ao BPN, Dias Loureiro ex ministro e conselheiro de estado de Cavaco Silva,tambem para lá vai para se houver justiça. Por ultimo Tavares Moreira
Viçe presidente do Banco de Portugal militante e exgovernante, esteve proibido por lei de exercer funçoes na banca. Isaltino Morais ex magistrado e ex Ministro do Psd , vai para a cadeia por branqueamento de capitais e não só. Perante este rol,voçes vem falar de um partido de gente seria? Tenham muito cuidado quando atacam os outros.
Sem imagem de perfil

De Antonio Honorio a 09.05.2011 às 10:38

Lisboeiro, todos os do PSD que cometeram crimes foram punidos por isso! Ao reves, esses camaradas socialistas fizeram leis que os preveniram de responder, salvando os camaradas e culminando num Verao com ataques a bomba a carrinhas forte a caminho do algarve... ninguem é perfeito, mas pelo menos uns nao tentam disfarçar.
Sem imagem de perfil

De Lisboeiro a 09.05.2011 às 12:40

Não meta a cabeça na areia,avance com nomes de governantes que tenham estado presos. Só socrates é que tem que ser perfeito...nem o presidente que inventa escutas, recebe dinheiros de açoes a um preço abaixo do custo, de um Banco infestado de sociais democratas,e que nos lesou em milhões de euros.
Porque não se cala?
Sem imagem de perfil

De Antonio Honorio a 09.05.2011 às 12:57

se nao estiveram presos, pelo menos enfrentaram os precessos legais em vigor. quanto as escutas do senhor presidente, afirmar que mentiu é grave, quanto as suas accoes e baixo custo, sabe la o senhor se nao existia uma outra figura financeira que permita legalmente fazê-lo? Porque nao vai v. exa. averiguar bem os factos antes de emitir opinioes desastrosas?

Comentar post


Pág. 1/2