Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Só para ter a certeza

por Rodrigo Moita de Deus, em 25.05.11
Ora portanto. As sondagens dizem-nos que o ps tem 36 por cento. Trinta e seis. Menos seis decimas do que teve em 2009. Ou seja, o governo corta nos apoios sociais, nos ordenados da função publica, leva o pais a bancarrota e mesmo assim só perde seis decimas? Decimas! No dia seis de junho ou há muito director técnico que tem de ser demitido ou as pessoas merecem mesmo o que aí vem.


lavagem de mãos e outras medidas profiláticas

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 26.05.2011 às 16:11

A vontade popular é lesiva dos interesses nacionais como escreve. Em Portugal costuma assim ser. É só uma questão de consultar os manuais de história. E sim, a ignorância e a falta de preparação e educação cívica provoca incapacidade de discernimento democrático - a nossa manifesta iliteracia escamoteada estatisticamente  com iniciativas de «Segundas oportunidades» torna a democracia incoerente pois a vontade dos menos avisados - da maioria incapaz de interpretar um texto - prevalece .


 Em Portugal vota-se por clubismo e não por se tentar seguir um projecto ou programa eleitoral de um partido - que diga-se que quando existem são letra morta.  Por isso o PS pode ser realeito apesar de ter destroçado o país - porque ignorantes que somos - acreditamos apenas nos políticos bem falantes. Desde sempre (Salazar incluído).
Sem imagem de perfil

De anonimo a 26.05.2011 às 16:50

Tem assim tanto medo de estar enganado que não é capaz de admitir que os outros, aqueles que discordam de si, têm opiniões legítimas?

Uma coisa que se aprende com a experiência e a vivência democrática é que a maioria das pessoas não são 'sacanas corruptos' ou 'estúpidos iletrados'. Pelo contrário, a grande maioria dos que se interessam pelos processos políticos são pessoas com opiniões, ideias, visões e ânsias legítimas. Pode não concordar com elas, mas isso não implica que sejam estúpidas ou ilegítimas.

A democracia implica aceitar a pluralidade de opiniões. Implica aceitar que não somos donos da verdade. Implica aceitar que nem sempre temos razão. Já parou para ponderar que se calhar os 36% (1/3 da população eleitora) que apoiam José Sócrates tem um motivo perfeitamente legítimo para lhe dar esse apoio? Já ponderou quais poderão ser as causas dessa confiança (para além de "serem estúpidos")? Ser democrata implica fazer este esforço. Implica ver o mundo não só pela nossa perspectiva, mas também pela perspectiva de quem não concorda connosco.

E se em Portugal se votasse por clubite, não haveria votos a ser disputados. Todos os partidos teriam sempre a mesma votação, proporcional apenas à "massa adepta". As oscilações no número de votos em cada eleição e em cada partido desprova essa afirmação.

Comentar post