Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A praia de Mangualde abre amanhã

por Afonso Azevedo Neves, em 14.06.11

 

Consta que o Presidente da Câmara de Mangualde gosta de praias e tanto gosta que resolveu dotar Mangualde de uma. Ora uma praia em Mangualde é, só pode ser, um elemento essencial para o desenvolvimento turístico de uma região que nada tem para mostrar. Mangualde é tristemente amaldiçoada por uma paisagem montanhosa, ribeiros, arvoredo vário e restantes mas previsíveis elementos naturais, como passarada típica da terra e bicharada a condizer. Mangualde soma a este triste quadro uns horrendos solares do sec. XVII e Sec. XVIII bem como demais arquitectura típica destas terras mas, felizmente, já despontam alguns exemplos da moderna arquitectura dos espíritos mais abertos e inspirados no jogo Tetris.

 

Quanto ao resto e o resto é que importa, nem uma gaivota, nem uma palmeira, nem uma barraca de bolas de berlim, nem uma língua da sogra que traga para Mangualde os sadios ventos da civilização que tornou Bora-Bora e Albufeira destinos tão desejados no mundo inteiro e também em Mangualde. Impunha-se uma praia como as que existem nas cidades do Japão só que sem japoneses mas com efeitos especiais.

 

O sortudo que visitar a Praia de Mangualde terá no entanto que manter os olhos colados no firmamento pintado no paredão à frente da piscina, sem olhar muito para cima ou para os lados não se dê o caso de ser surpreendido pela ramagem e, com alguma prática, poderá imaginar que aquele bocadinho de Fonte da Telha está em permanente maré baixa ou que o vasto areal não parece o terreno abandonado do Tio Zeca e tudo isto por 5 Euros ao dia. É de graça.

 

Há quem pense, maldosamente, que Presidente da Câmara gosta tanto de praias que resolveu criar uma ameaça de praia em Mangualde, uma mistura entre piscina e baldio, para mostrar definitivamente que Mangualde está irremediavelmente amaldiçoada por não ter calhado à beira-mar, somando a isto a tortura de um concerto de Toni Carreira por mais 10 euros para sublinhar a tragédia.

 

Já eu recuso-me a acreditar.

Autoria e outros dados (tags, etc)


comentários

Sem imagem de perfil

De Javali a 14.06.2011 às 14:16

"arvoredo vário". O que não ardeu.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 14.06.2011 às 14:38

O que não ardeu foi terraplanado.
Sem imagem de perfil

De APC a 14.06.2011 às 15:16


Considerando o caso presente, estamos perante uma situação grave de histeria com cariz esquizofrénico -da Presidencia e respectiva Vereação. Valha-nos Deus !
Sem imagem de perfil

De Tabanca de São Bento a 14.06.2011 às 15:43

Quando já não se fazem rotundas...., fazem-se praias !
Depois dizem que estamos falidos.....! Alguns sim !
Sem imagem de perfil

De Eva Garcia a 14.06.2011 às 21:25

Olhe lá ao menos informe-se antes de dizer asneiras! é um investimento totalmente privado!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 16.06.2011 às 15:49

totalmente privado ?
informe-se melhor
Sem imagem de perfil

De Luis Carlos a 14.06.2011 às 16:48

Afonso Azevedo Neves, sabe que a Rennie pode ajudar na azia? Mas pode também dizer ao Carlos Nunes Lopes, um BOI, desculpe, um BOY do PSD, que até dizem, -ninguém o vê em Mangualde- que é Presidente do PSD de Mangualde, o seu bufo de serviço.
Diga-me lá, um INVESTIMENTO PRIVADO QUE IA PARA VISEU (PSD) e foi para Mangualde, porque a autarquia foi mais rigorosa e profissional a negociar, pelo que se consta, a LIVE IT WELL andava há meses para obter uma resposta do tão bom presidente de Câmara PSD, Fernando Ruas. Leva com cada bigoque! Qualquer dia não o tem.
Sem imagem de perfil

De fotografo... a 15.06.2011 às 01:28

afinal tanta léria e depois... sai disto!!! e com o nosso dinheiro!!! é com políticos deste calibre (neste caso falta dele) que o país está como está... mas pronto, pode ser que depois aluguem o espaço pra casamentos e baptizados... ridículo, simplesmente ridículo (para não ter de os chamar bimbos e parolos)
Sem imagem de perfil

De Luis Carlos a 15.06.2011 às 10:29

Mas que dinheiro nosso? Você é ignorante? DINHEIRO PRIVADO. INVESTIMENTO PRIVADO, sabe o que é isso?
A Câmara recebeu um projecto e cedeu um espaço obsoleto onde o Presidente anterior do PSD, gastou milhões para partir pedra. Isso sim, dinheiro público para rebentar pedra.
Sejam isentos se faz favor.
Sem imagem de perfil

De Atchim a 14.06.2011 às 21:03

Acho típico de um urbanóide a descrição que fez de Mangualde. Também fala assim do Minho ou de Trás-os-Montes? Pfff para si!
Sem imagem de perfil

De O Homem D'ontem a 14.06.2011 às 22:31

quer-me parecer os serranos ainda nao descobriram o que é sarcasmo.
na realidade, aquilo era um elogio ao que mangualde tem de natural. claro que tem a seu favor a atenuante dos grunhos do monte verem o patrimonio natural como um sitio que serve apenas para queimar em epoca de incendios (vulgo colheitas) ou para se disfrutar de uma sessao de amor com a sua ovelha ocultado pelas moitas.
nao admira entao que esse mesmo patrimonio continue por explorar enquanto perferem construir abortos "turisticos". a agua canalizada so serve para ligar a mangueira da rega. já o tanque, da para tomar banho
Sem imagem de perfil

De Atchim Errata a 14.06.2011 às 21:06

As minhas sinceras desculpas. Com pressa na leitura, acabei por não captar a fina ironia que estavam por detrás das suas palavras.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 14.06.2011 às 21:28

É triste quando a dor de cotovelo doí demasiado
Sem imagem de perfil

De Pedro Peixoto a 15.06.2011 às 09:09

Este investimento é privado, e Mangualde foi a cidade escolhida entre tantas outras que concorreram. E o que fazem? criticam! Enfim, fique lá você com os solares e com os montes.
Sem imagem de perfil

De André a 15.06.2011 às 09:29


Tem razão Pedro, um investimento privado, mas o terreno também o foi? E todos os custos operativos que a câmara vai suportar também se incluem como "investimento privado"? Foi com essa mentalidade que as dívidas das Empresas Públicas e das PPP's chegaram aos 70% do PIB...
Sem imagem de perfil

De Pedro Peixoto a 15.06.2011 às 10:05

E o terreno estava melhor rentabilizado? E no final dos 6 anos todas as infraestruturas ficam para a câmara! Por favor, não deixe que esse seu sentido crítico o deixe cair no ridículo. Este foi um bom negócio. 
Sem imagem de perfil

De André a 15.06.2011 às 10:24


Perdão? Cair no ridículo?

Curioso... será tão ridículo como a clausula que determina que a empresa privada explora a piscina no verão e o CM Mangualde no inverno, faz sentido não é? E a segurança 24 horas, abastecimento de àgua, a construção de um palco, com o minímo de “22 metros de boca e 9 metros de profundidade, apoiado por um backstage, com, pelo menos, três camarins e dois WC’s”; estrutura eléctrica e rede de abastecimento de água, e a vedação de todo o recinto e, ainda, ceder, adicionalmente, o espaço para o estacionamento de 40 viaturas para uma zona VIP e para a empresa organizadora que fica tudo a cargo da CM? 1 milhão de euros para uma Autarquia como Mangualde? Acha mesmo que vai haver retorno? E o facto da autarquia assumir o risco de perda de receita sem sequer terem a preocupação fazer um estudo de viabilidade antecipadamente, são tudo indicativos de um bom investimento que irá trazer imenso retorno, tal como todas as outras PPP's, não é? Faz lembrar o contrato maravilhoso do TGV com a Mota-Engil ou aquele da Lisnave... mas efectivamente o ridículo recai sobre mim porque continuo a pagar impostos que suportam estas decisões "estratégicas" de grande "visão"...
Sem imagem de perfil

De Pedro Peixoto a 15.06.2011 às 10:44

Está novamente equivocado, o investimento de 1 milhão de euros é privado e ficará para a Câmara depois dos 6 anos. Para uma autarquia como a de Mangualde (como você diz) já é um grande retorno, ou acha que essas despesas que mencionou chegam a este valor? 
Sem imagem de perfil

De Luis Carlos a 15.06.2011 às 10:32

O terreno foi cedido pela câmara, CEDIDO.
O mesmo foi criado pela câmara PSD, onde rebentaram milhões de euros em pedra. Isto sim, é crime.
Agora, rentabilizar um espaço existente é preocupante? Enfim.
É pena que o Carlos Nunes Lopes (PSD), não fale a verdade. Que pergunte ao Soares Marques (PSD) para que rebentaram milhões de Euros em Pedras. Tenham vergonha.
Sem imagem de perfil

De Luis Carlos a 15.06.2011 às 10:29

Mas que dinheiro nosso? Você é ignorante? DINHEIRO PRIVADO. INVESTIMENTO PRIVADO, sabe o que é isso?
A Câmara recebeu um projecto e cedeu um espaço obsoleto onde o Presidente anterior do PSD, gastou milhões para partir pedra. Isso sim, dinheiro público para rebentar pedra.
Sejam isentos se faz favor.
Sem imagem de perfil

De André a 15.06.2011 às 10:31

Enfim Luis, antes de insultar as pessoas informe-se, nem vou responder a esse seu comentário perfeitamente desprovido de raciocínio e evidenciador de uma falta de inteligência aparentemente patológica. Mas como sou apologista de que devemos ensinar quem pouco sabe, aqui vai;

http://www.mangualdeonline.com/index.php?option=com_content&view=article&id=398:mangualde-vai-ter-praia-artificial&catid=1:noticias-recentes&Itemid=50 (http://www.mangualdeonline.com/index.php?option=com_content&view=article&id=398:mangualde-vai-ter-praia-artificial&catid=1:noticias-recentes&Itemid=50)
Sem imagem de perfil

De Luis Carlos a 15.06.2011 às 10:34

Diga-me uma coisa, quem criou aquele espaço? PSD
Quantos milhões gastaram no rebentamento de pedras? Consegue responder-me?
Tenha vergonha.
Ceder um terreno para rentabilizar é perder dinheiro? Enfim.
Tome uma rennie que ajuda.
Sem imagem de perfil

De André a 15.06.2011 às 10:54

Tem toda a razão, se aquele terreno estava desaproveitado depois de ter sido terraplanado é uma vergonha, acredito que se tenha baseado em factos apesar de não apontar fonte, vou confiar... o engraçado é que nem é isso que está a ser discutido...

Em todo o caso tenho pena que o conceito de "investimento" lhe seja totalmente alheio e nem tão pouco respondeu ao que escrevi anteriormente, a triste realidade é que este "investimento totalmente privado" como lhe chama (apesar de sabermos que na realidade aquilo vai custar 1 milhão de euros + encargos futuros) foi feito em cima do joelho como de resto é habitual no nosso país, imagino que para si isto seja uma situação normal, eu acho um negócio pouco sério, vergonhoso e extremamente mal planeado, aposto também que muitos interesses  de pessoas menos recomendáveis estão aqui em jogo, mas o tempo provará que isto foi mais um erro crasso na gestão autárquica, mais do mesmo.
Sem imagem de perfil

De Luis Carlos a 15.06.2011 às 11:17

Mas André, quem escreveu este POST foi Carlos Nunes Lopes, mas como não tem coragem de assinar, pediu ao seu amigo que foi ao ETV fazer uma figura ridícula.
O terreno em causa era um monte de pedras em granito. Você tem noção dos milhões que foram gastos para o terreno ficar assim? MILHÕES. Para quê? Para nada! Ou para encher os bolsos a alguém. Agora, criticar um aproveitamento do mesmo, da qual a autarquia vai ficar com tudo o que esta empresa investiu.

Já agora. Sabe qual o valor da parceria publico-privada que o PSD de Mangualde queria fazer? O Carlos Nunes Lopes que responda se for corajoso.
Sem imagem de perfil

De MBO a 15.06.2011 às 11:01

Mudando de assunto: 
Defender Paulo Portas -
http://supraciliar.blogspot.com/2011/06/em-defesa-de-paulo-portas.html
Sem imagem de perfil

De Ana Catarina a 15.06.2011 às 11:08

Na minha opinião este Afonso é mesmo azedo. Para dizer mal de Mangualde mais valia estar calado ou dizer simplesmente " não gosto deste tipo de paisagem"
Agora adjectivar uma povoação e um concelho como o faz, lá terá as suas raz~ies, mas não deixa de mpstrar a mediocridade do seu gosto
Imagem de perfil

De Afonso Azevedo Neves a 15.06.2011 às 12:21

Ana Catarina vc tem um problema de leitura? O que digo é precisamente o inverso. Não digo é bem do tanque com o baldio à frente, lá isso não digo. Só que isso não é Mangualde, é parvoíce.
Sem imagem de perfil

De Carlos Cabral (Carlão) a 15.06.2011 às 15:26

É triste constatar que pouca gente entendeu este excelente texto, cheio de sarcasmo e ironia. Para mim, como "Beirão de Gema" estamos perante um grande elogio.
Por outro lado, sinto-me envergonhado pela visão minimalista do Presidente da Câmara de Mangualde e seus "compadres". Sem exposição pública, sem conhecer os contornos de tal negócio (dito PPP ), é, no mínimo, duvidoso tal investimento. Vamos falar alto e não nos vamos calar com este atropelo à nossa inteligência e boa-fé.
Rua com estes pseudo políticos a roçar claramente a falta de NOÇÃO DO QUE É UM BEM PÚBLICO E O SERVIÇO PÚBLICO.

 
Sem imagem de perfil

De Luis Carlos a 15.06.2011 às 15:49

Rennie ajuda...
Sem imagem de perfil

De Ana a 15.06.2011 às 16:16

Então tome uma Luís Carlos e pare de defender o indefensável!!
Pensado bem tome tantas quanto as que mandou os outros tomar...assim fica fino!!!

Comentar post


Pág. 1/2