Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Pacheco Pereira vs Manuel Forjaz

por Manuel Castelo-Branco, em 16.02.12

Nunca alinhei com a ideia de transformar Pacheco Pereira na mascote do 31daArmada. JPP não me fascina, mas também não me cria nenhum tipo de reacção negativa. É um comentador como tantos outros, quiçá mais inteligente e culto que a média dos seus pares, mas ainda assim, alguém que tem uma opinião muito vincada e assertiva sobre muita coisa. Talvez coisas a mais. Como alguém que comenta e não executa, tem a liberdade de manipular, imaginar, criar partir de pressupostos incorrectos para chegar a conclusões erradas.

Já o Manuel Forjaz, é meu amigo há 20 anos. É um homem polémico, extrovertido, dinâmico e empreendedor. É talvez o homem mais criativo que conheci, que mais entusiasmo e motivação consegue transmitir. Geriu negócios em empresas nacionais e multinacionais, criou empresas e desenvolveu ideias. Gerou emprego, criou riqueza. Pelo meio teve desaires, insucessos mas sempre se recompôs.

No jornal Público da semana passada, JPP descobriu uma luta de classes entre “ o descomplexado competitivo” e o “preguiçoso autocentrado.”  imaginou que há uma parte do País que culpa e a outra, ou que tudo é determinado pelo acaso. JPP, mais uma vez enganou-se. Partiu de premissas erradas e chegou a conclusões utópicas.  Num debate sobre o desemprego, resolve tudo com o primado da história sobre as restantes matérias. Sintomática a ilusão!!

 

"A luta de classes" de JPP vs "Os descomplexados productivos" de Manuel Forjaz


lavagem de mãos e outras medidas profiláticas

Sem imagem de perfil

De João Gundersen a 16.02.2012 às 17:06

A falta de cultura, e pior, a falta de interesse por cultura e tudo o que gira à volta dela foi parte do que os trouxe aqui. Sim, a posição de JPP é algo utópica, mas a linguagem do "descomplexado produtivo" tresanda. É realmente de quem não conhece a história. E não quer conhecer...
Sem imagem de perfil

De bom se fosse mais inteligente que os a 16.02.2012 às 17:29

restantes não tinha militado no MRPP e ido para o PSD a seguir...mas pode-se dizer que evoluiu ao estylo das lojas
é um manipulador de opiniões e uma eminência parda de todos os media...é um orador capaz tal como sócrates e soares ou santana lopes ou...martelo de sousa...ou o jerónimo
e espante-se até o cassete arménio isse é que evoluiu
agora quanto às culturas há várias
na económica tem umas luzes
leu muito deve ter uma 15 toneladas de livros a fermentar algures nas 50 ou 60 tones que comprou...

leu aparentemente 6000 volumes segundo disse
o que é pouco para os anos de vida que tem


há de facto uma lucta entre várias facções em Portugal

uma luta surda feyta de azedumes e previlégios caídos ou em ruína

há sempre contentamento quando se arrasta alguém para o nível inferior

é como ir à porta de um tribunal gritar palhaço e assassino a um anjo caído
levanta a alma nazional Faltam 3257 caracteres

 
Sem imagem de perfil

De repare-se no nórdico berserker a 16.02.2012 às 17:35

João Gundersen a 16 de Fevereiro de 2012 às 17:06
A falta de cultura (refere-se a um typo particular de cultura humana como é óbvio), e pior, a falta de interesse por cultura (como os runes e runas e rytos funerários e vasos campaneiformes e Jorges Ri-tus..e )tudo o que gira à volta dela (ou seja há coisas que não são cultura mas têm movimento velocidade e quiçá capacidade de aceleração )
dicotomia cultura e não-cultura (que gravita ou gira ou faz piões em torno da vera cultura
 
e lá vem o velho rifão do nazi que quando ouve falar em cultuira puxa do revólver

Sem imagem de perfil

De Respúbica a 16.02.2012 às 18:28

Sois uns piegas pá !
Sem imagem de perfil

De Nelson Mendes a 16.02.2012 às 18:42

Carissimo, cuidado com os links. Os artigos de opinião não estão  ainda disponiveis para não assinantes. 
A mim não me afecta que hoje comprei a versão em papel:) 
Gostei dos 2 artigos, cada um deles defende a sua dama. Estou desejoso que a saga continue. 
Sem imagem de perfil

De António Oliveira a 16.02.2012 às 18:43

Foi pena o teu amigo ter escapado dum cancro. 
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 16.02.2012 às 19:44

Como será possível esse seu amigo que foi brilhante se perder em promover aldrabices, vender a banha da cobra? Uma exploração da ignorância vivem a idolatrar o seu amigo que se transformou num profissional da vaidade. Pena era um tipo com cabeça.  
Sem imagem de perfil

De PORTUGAL!! a 16.02.2012 às 20:03

770 mil desempregados neste país.Talvez consigam fazer com que aumente mais,é só aumentar os impostos e cortar os apoios para dar aos biliões de euros á CP REFER  METRO.
Sem imagem de perfil

De Marco a 16.02.2012 às 22:14

Desde a manifestação de Sábado, pareceu-me que este blogue se tinha especializado em Geometria, Aritmética e disciplinas afins...mas afinal nem uma palavra sobre os números do desemprego...
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 16.02.2012 às 22:17

Comentário apagado.
Sem imagem de perfil

De Marco a 17.02.2012 às 02:03




E o meu amigo Rodrigo, Bernardo, Afonso ou assim? Está desempregado, é “empreendedor” ou simplesmente inimputável?


 


Com o tempo que gasta com esse seu passatempo da pós-poesia…


Sem imagem de perfil

De Minhoto a 17.02.2012 às 00:36

Não li o artigo do Manuel Forjaz, contudo do que vi e ouvi nos Prós e Contras só posso concordar, e esse a meu ver parece ter mais autoridade na matéria do que o Passos Coelho, li o artigo do JPP e não concordo com tudo o que foi escrito e como foi escrito, não concordo que se tente diluir a responsabilidade das escolhas pessoais que se fazem na vida na sociedade, hoje estar desempregado tem na maioria dos casos uma razão, que ao próprio diz respeito, nas decisões que tomou no passado. Pessoas como o JPP nestes temas não evoluíram da sua própria luta de classes marxista, que não sendo a tradicional, é a que mais lhes toca, sendo esta a do Intelectual/Operacional ou se quisermos  Arquitecto/Executor ou até  como no livro 1984 Partido Interno/Partido Externo, 
sendo o JPP um intelectual que nunca construiu o seu próprio engenho faz-lhe muita confusão (e deve fazer mesmo) que um homem como Manuel Forjaz também intelectualize, ou seja está a crime-pensar. É normal que um trabalhador da classe média que tem no seu dia-a-dia 8 reuniões por semana, troque 
dezenas de mail e sms por dia, fale por telefone com milhares de pessoas por ano, tenha deadlines dos projectos, trabalhos e relatórios para cumprir e ao fim de semana ter tempo de qualidade com a sua família não tenha tempo para se cultivar como JPP, tem-no nas férias e tem uma algo que escapa a pessoas como JPP, tem o método científico que o organiza mentalmente e o ajuda a buscar o conhecimento. O próprio JPP mostra um pouco de ignorância ao ter uma visão romântica, numa escola filosófica seródia, típica das academias portuguesas (todas e então às engenharias e economias falta realmente uma vertente das ciências humanas pois são um deserto cultural) sobre a Matemática Pura, Física Teórica e biologia Molecular, que nasce da intrusão atrevida de ignorantes de outras àreas.
Sem imagem de perfil

De Justiniano a 18.02.2012 às 11:37

Caro MCB, não conheço o tal Forjaz, seu amigo, mas o deslumbramento autocomplacente, a interceptar a pesporrencia decotada em proselitismo, que se lhe pôde ouvir são manifestação suficiente de um profundo desalmado que nunca, verdadeiramente, esfregou uma mão cheia de nada!! Se o fez, sabendo-o, pior ainda, pois que nunca devemos esquecer uma mão cheia de nada!! Especialmente os desalmados, que assim se não queiram manter!! Um tonto auto confiante não deixa de ser um tonto auto confiante!!   
Sem imagem de perfil

De ASC a 21.09.2012 às 11:28

Esse seu amigo, vendedor ambulante de banha de cobra, especialista em vaidade e aldrabices, anda a enganar um país inteiro por detrás da sua Ideiateca! Que contratou prestadores de serviços com recibo verde a granel e não lhes pagou! Além disso penhorou a vida das pessoas que apenas queriam trabalhar, ao fazê-las assinar contratos com as empresas suas clientes! Estas pessoas, além de gastarem os seus próprios recursos para lhe fazer os estudos bem remunerados (para ele!), e não receberem os devidos honorários, ainda se encontram a braços com facturas para pagar mensalmente! E esse seu amigo o que fez?! Desligou telefones e desapareceu! E os verdadeiros trabalhadores que se amanhem com as despesas que fizeram dele um homem mais rico! E digo rico no sentido do dinheiro, porque de espirito esse espécime não tem nada! Até duvido que realmente tenha tido cancro! Cá para mim é mais uma estratégia, mais uma bandeira para levantar nas suas intervenções! Pena que o diabo não o carregue para bem longe, e bem rápido para deixar de prejudicar os outros! Acordem!!!

Comentar post


Pág. 1/2