por Rodrigo Moita de Deus, em 02.05.07
O mesmo estado que liberalizou o aborto até às dez semanas prepara-se para proibir o tabaco porque "prejudica a saúde"?
lavagem de mãos e outras medidas profiláticas
De André de Soure Dores a 02.05.2007 às 16:59
E também incoerente e hipócrita... Assim de repente fico-me por mais estes dois epítetos. Os lucros avultados que o Estado consegue com o negócio do tabaco não são apenas um pormenor secundário, certo? Pois, bem me parecia. Estranho, incoerente e hipócrita... no mínimo. Como são investidos os lucros do tabaco? Para onde serão canalizadas as somas "angariadas" pelas coimas a aplicar segundo a nova legislação sobre a matéria? A própria dureza e alcance da lei faz sentido?
Ainda não consegui entender com rigor. E, porventura, não cabem igualmente no conjunto dos pormenores secundários.
ADMITO QUE UM DIA SÓ SE POSSA FUMAR COM RECEITA MÉDICA - COMIGO NÃO CONTEM
De Eduardo a 02.05.2007 às 18:58
Exactamente pelo mesmo motivo: as mulheres que faziam aborto corriam risco de vida (muitas morreram) quando não o faziam numa clínica privada (ou seja, as que não tinham dinheiro para isso). Assim, fazem o aborto à mesma e não se magoam (normalmente, ficavam estéreis). Percebe? Ou é muito complicado? É muito complicado perceber que não há ninguém que goste do aborto?
Nem mais!
Miguel Sousa Tavares tentou juntar no mesmo saco a poluição do cigarro e a poluição dos transportes. Dá vontade de dizer "Monta-te no cigarro e vai até ao Ecuador!... E fica por lá." Mas vou dizer o que ouvi de um especialista: das centenas de substâncias (devem ser coisas boas) que compõem o cigarro, cerca de 50 são cancerigenas mesmo para o fumador passivo. Acho com metade da lotação de fumadores bate qualquer avenida de Lisboa em termos de poluição.
Uma coisa é um vicío pessoal que afecta terceiros, outra é um custo (logo desagradável, claro) do desenvolvimento da sociedade.
De ines a 03.05.2007 às 02:29
estou com os leitores acima e nao abro! também "o que é que o cu tem a ver com as calças?" fazer um aborto diz respeito ao individuo e ao individuo APENAS! o tabaco prejudica não só os fumadores como os passivos que, pobres coitados, se submetem a nuvens d fumo pelo prazer de dois de dedos de conversa ou um simples cafezinho! eu sou fumadora. tenho 21 anos e fumo há quase 9. comecei novinha, sempre tive tabaco ao meu alcance, mas isso nao interessa. fumo porque gosto de fumar, é um prazer que já tenho há quase metade da minha vida e nao abriria mao dele senao para salvar a vida de alguem querido para mim, e confesso que sou extremamente hedonista. por isso concordo com a lei do tabaco, se bem que me vai "prejudicar", no entanto a minha liberdade acaba onde começa a liberdade dos outros (e por favor nao use esta frase para ridicularizar o facto de eu ser aborcionista, pois uma pessoa só o é a partir do momento em que pensa, disse também outro grande filósofo) e nao me incomoda nada nao poder fumar em sitio x ou y. vou para a rua se for preciso! apenas acho complicado a lei pegar em algumas terras onde o consumo do tabaco está tao entrosado na cultura dos habitantes que é mais que um habito, um vicio, faz parte deles. vamos ter de nos habituar!