Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




enquanto o continente se entretém com miguel relvas

por Alexandre Borges, em 21.05.12

Isto aconteceu nos Açores há dez (10) dias e (quase) ninguém escreveu uma linha sobre o assunto:

 

O Conselho de Redação da RTP/Açores (TV) denunciou hoje ao Sindicato dos Jornalistas duas alegadas tentativas de condicionar o trabalho dos jornalistas da empresa, uma das quais envolve um membro do Governo dos Açores.

Este órgão representativo dos jornalistas da televisão açoriana acusou o secretário regional dos Equipamentos, José Contente, de “procurar condicionar” e de “interferir abusivamente” no trabalho da equipa de reportagem que fez a cobertura dos estragos provocados pelo mau tempo na zona da Bretanha,em S. Miguel, a 11 de maio.

 

Segundo o Conselho de Redação, José Contente “tentou persuadir a equipa de reportagem a não enviar para Lisboa um bloco de imagens em bruto que incluíam um depoimento da presidente da Câmara de Ponta Delgada e procurou impor a sua presença em direto no Telejornal da RTP/Açores, depois de gorada uma intervenção no Telejornal da RTP 1, que não se realizou por Lisboa se ter desinteressado desse direto”.

 

A situação é relatada num comunicado divulgado na sexta-feira, que hoje foi enviado ao Sindicato dos Jornalistas, juntamente com outro material relacionado com a situação, segundo revelou à Lusa fonte do Conselho de Redação.

 

Segundo o comunicado, José Contente “em pleno direto, interrompeu de forma abrupta a intervenção da jornalista, agarrando-a pelo braço que segurava o microfone e falando de forma intempestiva para o mesmo sem sequer aparecer na imagem”.

 

“Inconcebível que, perante um cenário de catástrofe, alguém se preocupe apenas em aparecer na televisão e em evitar que outros apareçam”, acrescenta o documento, frisando que os profissionais da RTP/Açores “não se deixam influenciar nem se intimidam com qualquer tipo de ameaça mais ou menos velada”.