Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




não é preciso ser o vítor gaspar nem o álvaro...

por Alexandre Borges, em 25.05.12

 

...para pôr em prática medidas de crescimento económico.

Uma proposta simples, com a assinatura da Assoft.


lavagem de mãos e outras medidas profiláticas

Sem imagem de perfil

De Joaquim Amado Lopes a 25.05.2012 às 13:52

Alexandre,
A "proposta" da ASSOFT é equivalente a "se se acabar com o crime/corrupção/poluição/...". É uma ideia que se poderia tornar num objectivo (necessariamente intermédio) mas não é uma proposta nem inclui quaisquer medidas.
.
Quanto ao que é dito no video, os especialistas(?) da Universidade Católica deverão saber melhor do que eu mas não parece fazer qualquer sentido.
.
"50 mil milhões de euros desapareceram da economia mundial em 2011"
Disparate. Pirataria informática tem a ver com o usufruto de software e conteúdos sem o devido pagamento aos proprietários dos respectivos direitos. Particulares e empresas que não pagam pelo software e conteúdos que usam e consomem não destroem o dinheiro, gastam-no noutras coisas.
Assim, o dinheiro não "desaparece" da economia, apenas circula para outros bolsos que não os dos produtores, distribuidores e retalhistas.
.
"Menos impostos pagos pela indústria de software"
O que o Estado não cobra em impostos pelo software e conteúdos não vendidos (muito menos do que o pirateado) acaba por cobrar (pelo menos em parte) em impostos sobre outros bens e serviços adquiridos com o dinheiro que não é gasto no software e conteúdos.
.
"Menos mercado para as empresas portuguesas de tecnologias de informação"
Só para os distribuidores e retalhistas e, mesmo para estes, só na componente software/conteúdos.
A pirataria informática resulta num aumento da utilização de sistemas informáticos, o que leva à aquisição de mais hardware.
.
"Menos trabalho para os profissionais de informática portugueses"
Mais manutenção, mais suporte e mais consultoria.
.
"Menos dinheiro para a economia nacional"
Sendo a utilização de sistemas informáticos um factor potenciador da produtividade, empresas e profissionais das mais diversas áreas usarem software que não usariam se o tivessem que pagar deverá resultar num ligeiro aumento da produtividade geral.
.
"+320 milhões de euros pagos em impostos a Portugal"
De quantos milhões de euros recebidos pelas empresas estrangeiras que pagam esses impostos a Portugal?
E quantos milhões se deixariam de cobrar pelas transacções de bens e serviços que são actualmente sustentadas pelo dinheiro que não é gasto em software/conteúdos?
.
"Devolver 1150 milhões de euros à economia portuguesa"
Vindos de onde? E descontados de quantos milhares de milhões pagos pela economia portuguesa aos produtores do software e conteúdos?
.
"Piratear é um tiro no pé"
Tiro no pé é este vídeo que só "diz" uma coisa correcta: "ninguém parece envergonhar-se de ser pirata".
.
A pirataria informática é condenável da mesma forma que o roubo e a fraude o são. É verdade que a falta de vergonha é um sinal dos (tristes) tempos em que vivemos mas inventar uns números disparatados e fazer um vídeo "e se...?" sem qualquer sentido não ajuda nada.
Sem imagem de perfil

De Pedro a 25.05.2012 às 16:38

Por essa ordem de ideias, o dinheiro desviado da economia por politicos e empresários corruptos, também não faz mal porque vai ser aplicado noutra coisa qualquer, não?

Dou-lhe nota zero em Lógica 101
Sem imagem de perfil

De Joaquim Amado Lopes a 25.05.2012 às 23:18

O dinheiro que políticos e empresários corruptos desviam não é desviado da economia. É desviado do Estado (o que é o mesmo que dizer do bolso dos contribuintes) e das empresas.

O facto de se acreditar que a pirataria informática não tem para a economia (PIB, desemprego, impostos, ...) o efeito negativo que o "estudo" da UC reclama não significa que se defenda os "piratas".
Além de que a minha posição sobre essa matéria está bem explícita em:
"A pirataria informática é condenável da mesma forma que o roubo e a fraude o são."

Na realidade, desde há muito que sou olhado como uma "ave rara" pela maioria dos meus colegas (trabalho na área da Informática há 25 anos) precisamente por agir de acordo com essa posição.

Dou-lhe nota zero em Lógica 001 e em capacidade de entender o que lê.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.





subscrever feeds