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Cada artista apresenta o seu projecto, o seu currículo, a sua arte. O consumidor faz o seu julgamento e decide ou não apoiar o projecto, geralmente em troca de um agradecimento. Este pode ser na forma de um download dum ficheiro mp3, um CD autografado, um convite para um dos ensaios, etc. Em vez de andarem de mão estendida atrás do Estado, os 'agentes artísticos' podem submeter-se ao julgamento do público que decide quem quer ou não apoiar. Se o projecto tiver qualidade, terá a apreço de quem o consome e o apreciação de quem o subsidia.
Exemplo prático. O compositor Luís Tinoco, um dos melhores na música erudita contemporânea, está a preparar um disco a ser gravado com a Orquestra Gulbenkian. Precisa de juntar €3000. Pede apoios que podem ir de €15 a €300. Em troca, o apoiante recebe desde um CD quando este fôr editado até convites para as gravações com direito a partituras autografadas. Eu já fiz o meu investimento e convido-vos a fazê-lo também. Até ao momento, o Luís Tinoco já angariou €1670 (55% do total).
No website da PPL (people, a.k.a 'o povo') encontra mais informação sobre crowdfunding e projectos à procura de apoios. joaompinto