Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




ADSE: Prefira o que é deles

por João Moreira Pinto, em 18.06.12

A ADSE tem 1,3 milhões de beneficiários. Dizer que a  ADSE está matar os hospitais públicos parece-me exagerado. A ADSE mostra que o Estado consegue, através da contratualização com privados, preços substancialmente mais baixos do que consegue nos hospitais onde ele próprio (o Estado) é o patrão. 'Pior', mostra que o utente, trabalhador do Estado, prefere recorrer a esses privados a aturar os caprichos dos seus colegas da função pública.

 

A grande maioria dos funcionários públicos, como beneficiários da ADSE, fazem uso do sistema, seja para poderem escolher o médico que os atende, seja para terem um atendimento rápido, seja para pernoitarem em quarto particular, seja pela razão que for. A grande maioria dos beneficiários da ADSE prefere recorrer ao sistema privado ou convencionado a frequentarem o hospital público. Gostaria de saber, entre os médicos que farão greve pela defesa do Sistema Nacional de Saúde, qual a percentagem de vezes em que (como utentes) preferiram o SNS público, universal e gratuito em relação à clínica privada. joaompinto


lavagem de mãos e outras medidas profiláticas

Sem imagem de perfil

De ESCARAFUNCHOSO a 18.06.2012 às 20:12

A ADSE vai acabar, porque são mantidos os preços a médicos e clínicas convencionadas, sem actualizações.
O plano está gizado, há anos.
De resto, conseguir consulta pela adse, só vai sendo fácil como tapa buracos da falta de clientes privados.

Anos atrás, eram "filtrados", para as calendas gregas, conforme a especialidade.

Ainda hoje, aliás, na psiquiatria...diz-se.

Muitas clínicas vão fechando ou dispensando médicos.

Sem tais proveitos extra e as esganadas horas extra no público - ser médico já não é nada de mais, economicamente (embora o seja, socialmente).
Sem falar do desgaste pessoal e emociona da profissão, em medida que o "outsider" invejoso, não consegue aquilatar...

Comentar post