Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Ainda se queixam do Marinho Pinto

por João Moreira Pinto, em 02.10.12

Ordem quer processar médicos que assinaram parecer sobre "racionamento" de remédios, pois "fere" o Código Deontológico da Ordem dos Médicos e valores éticos intemporais", justifica o CNE, em comunicado.

 

Vejamos,

artigo 5.º (Princípio geral) 

4. O médico, no exercício da sua profissão, deve igualmente, e na medida que tal não conflitue com o interesse do seu doente, proteger a sociedade, garantindo um exercício consciente, procurando a maior eficácia e eficiência na gestão rigorosa dos recursos existentes.

(...)

Artigo 32.º (Isenção e liberdade profissionais)

2. O médico tem liberdade de escolha de meios de diagnóstico e terapêutica, devendo, porém, abster-se de prescrever desnecessariamente exames ou tratamentos onerosos ou de realizar actos médicos supérfluos.

(...)

Artigo 111.º (Responsabilidade)

1. O médico deve ter em consideração as suas responsabilidades sociais no exercício do seu direito à independência na orientação dos cuidados e na escolha da terapêutica, assumindo uma atitude responsável perante os custos globais da saúde.

(...)

5. O médico tem obrigação de conhecer os custos das terapêuticas que prescreve, devendo optar pelos menos onerosos, desde que esta atitude não prejudique os interesses do doente.

in Código Deontológico da Ordem dos Médicos (sublinhados do autor). joaompinto


lavagem de mãos e outras medidas profiláticas

Sem imagem de perfil

De FGCosta a 03.10.2012 às 22:29

Eu sou médico e subscreveria o parecer. Para quem já está a espumar, por favor: leia o parecer em vez de dizer o que lhe parece. Ou de se fiar nas notícias escritas pelas Veras, Cátias, Marcos e Macaeis nos Publicos, DNs, JNs, Jornais do Crime e outros similares.
Sendo um parecer uma emissão de opinião e não um acto prático ou legislativo, o que a Ordem está a fazer é condenar alguém por emitir uma opinião. Frequentemente caio no erro de pensar que já tínhamos passado essa fase.
O presidente da Ordem, que conheço bem, não é especial amigo dos dois antigos presidentes que ameaça processar, que não conheço. Será que....?
Não sei o que a atual direção da Ordem fez em relação aos dois licenciados em medicina (não merecerão outro nome) envolvidos na falsificação de receitas...mas se calhar não é taõ grave..ou se calhar não dá tanto microfone....

Comentar post