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Lenine escreveu que os intelectuais tinham de guiar os operários abrutalhados e os camponeses analfabetos no caminho para a revolução. Porque eles não sabiam o que era melhor para eles. E Lenine acrescentou: a revolução serve os operários e os camponeses. Esta é a matriz genética de todos os socialismos.
Algures na história de uma qualquer internacional os intelectuais deixaram de ter paciência para os operários. Por todo o mundo nasceram os blocos de esquerda. Partidos, grupos, tendências de gente com formação universitária, fortemente doutrinados e intelectualizados. Do outro lado ficaram os operários e o campesinato.
Esta dicotomia encontra expressão se compararmos o
A síntese é quase impossível. E a história do caminho para o socialismo é aziaga para os intelectuais. Estaline, Mao Tse Tung ou Ho Chi Min resolveram o problema da intelectualidade com assassina eficácia.
É mais fácil dizer que os operários têm medo das ideias e de quem as produz. Mas no exercício do poder o que interessa é "quem manda".
E se há alguns operários que não se importam de ser mandados por intelectuais, ainda está por nascer o intelectual que goste de receber ordens de um operário. E sem a metafísica cristã que o justifique, a noção de igualdade entre um operário e um intelectual é quase insultuosa.
Chegamos pois ao cerne. Os intelectuais querem a revolução em nome dos operários e dos campesinos mas toleram com dificuldade a companhia das massas e não aceitam a partilha de poder. Afastam-se. Isolam-se. A revolução pelas massas sem o apoio das massas torna-se numa incongruência ideológica que consome lentamente o esforço revolucionário até ao seu desaparecimento. Foi assim um pouco por toda a Europa onde os blocos nascem e extinguem-se com cruel rapidez.
Excepção foi a Alemanha. Os verdes encontraram uma solução para o problema. Adeririam ao sistema, formaram governo, tornaram-se poder. E como o poder corrompe, institucionalizaram-se. E por isso vai nascer um novo “bloco” para ocupar o seu espaço anti-sistema. Talvez os ortodoxos estejam mesmo certos. Não há revolução dentro do sistema. E não há caminho para o socialismo sem revolução. Tudo o resto é uma vagarosa concessão à social-democracia.