Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O drama, o horror, o... Daniel?

por Carlos do Carmo Carapinha, em 28.09.07
Anunciaram-se «fracturas» nas hostes do 31. Por culpa, só podia, de uma ímpia e demoníaca criatura. Daniel Oliveira de seu nome. Corrijam-me se não percebi, mas os compadres Manel e Jacinto suspendem a participação no blogue tout court? Por causa do Daniel? Parece-me, posso estar enganado, que o que nos diferencia da extrema-esquerda e da extrema-direita é a tolerância, a capacidade de encaixe e a liberdade de estar na vida sem maniqueísmos, pruridos ou encanitamentos relativamente aos «outros». Aqui, em Évora, onde insisto em viver, sempre conheci essa face obscura, intolerante e fanática da esquerda hard: a de não querer misturar-se com a corja direitista (e arredores). Sempre observei, com particular repugnância, essas coutadas assépticas e semi-privadas que a esquerda hard fez questão de criar, onde só entram os «seus». A rotulagem chegou ao extremo de utilizar critérios patéticos: a forma de vestir, o carro que se conduz, a casa e o local onde se vive, a mera opinião circunstancial. Tudo tem servido para distinguir, segregar e afastar - em nome do apego cego à ideologia. Nada de conversas, nada de misturas. A estupidez ao rubro, portanto.

Seria impensável um blogue ligado ao BE, ou simpatizante do PC, convidar o Rodrigo, o Jacinto ou o Manuel para comentar um congresso de um partido do seu quadrante político. E ainda bem. É essa a diferença que me reconforta. É essa a diferença que nos permite estar mais vezes do lado da razão, sem abdicarmos do coração, do que «eles».

Aceitar a participação do Daniel - um homem distante do nosso ideário -, é um acto de civilidade e, no quadrante político ao qual penso pertencer, uma posição natural. Não se trata, longe disso, de dormir com o inimigo. Apelar ou anunciar publicamente a auto-exclusão por via da presença do Daniel, é um exagero. E não deixa de ser injusto para com o Rodrigo. Apesar de, em 99,99% dos casos, discordar (por vezes figadalmente) do Daniel Oliveira, considero-o um dos «outros» que vale a pena seguir. Nem que seja para rir ou sorrir com as suas boutades ou os seus comentários obtusos. E, convenhamos, o homem está muito longe de ter lepra.


lavagem de mãos e outras medidas profiláticas

Imagem de perfil

De Paulo Pinto Mascarenhas a 28.09.2007 às 18:07

Concordo e assino por baixo.
Sem imagem de perfil

De isa a 28.09.2007 às 19:55

e eu tb, que é sensato, o rapaz...
Sem imagem de perfil

De isa a 28.09.2007 às 19:57

e eu tb, que é sensato, o rapaz...
Sem imagem de perfil

De menino mau a 28.09.2007 às 20:30

o Rodrigo moita de Deus não escreveu no Aspirina B? enfim..não escreveu muito ,mas esteve lá
Imagem de perfil

De Carlos do Carmo Carapinha a 29.09.2007 às 09:56

Eu disse, vou repetir vagarosamente, "seria impensável (pausa) um blogue ligado ao BE, ou simpatizante do PC (apusa), convidar o Rodrigo, o Jacinto ou o Manuel para COMENTAR (pausa) UM CONGRESSO (pausa) DE UM PARTIDO DO SEU QUADRANTE POLÍTICO (pausa)."
Sem imagem de perfil

De Nuno Ramos de Almeida a 28.09.2007 às 22:08

E o Paulo Pinto Mascarenhas no 5 dias... Parece que o Carapinha está na publicidade enganosa...
Imagem de perfil

De Carlos do Carmo Carapinha a 29.09.2007 às 09:57

Eu disse, vou repetir vagarosamente, "seria impensável (pausa) um blogue ligado ao BE, ou simpatizante do PC (pausa), convidar o Rodrigo, o Jacinto ou o Manuel para COMENTAR (pausa) UM CONGRESSO (pausa) DE UM PARTIDO DO SEU QUADRANTE POLÍTICO (pausa)."

"O Almeida" percebeu a diferença?
Sem imagem de perfil

De Nuno Ramos de Almeida a 29.09.2007 às 18:47

CCM (já que não gosta do Carapinha),
Eu já esperava que você não percebesse. Mas vou ser pedagógico, com a consciência se você perceber, significa que todo o mundo pode entender.
O facto do Daniel participar numa "emissão" do 31 dias não altera o seu alinhamento, só prova a inteligência do 31 em convidar pessoas diferentes .
Da mesma maneira que esses blogs do PC e do Bloco (que eu não conheço) poderiam convidar o Rodrigo, o Paulo ou outra pessoa inteligente (estou a excluí-lo) para comentar um qualquer congresso.
Não é por acaso que o BE permitiu a credenciação do 31 da Armada no seu congresso, só lhe ficou bem. Entendeu? Duvido.
Imagem de perfil

De Carlos do Carmo Carapinha a 01.10.2007 às 16:59

Entendi. Peço desculpa. Um abraço.
Sem imagem de perfil

De Diogo Santos a 13.01.2009 às 17:23

Na minha opiniãp pessoal, essa ideia de que a direita tem uma maior "capacidade de encaixe" é pura demagogia. Não tem. Não convida gente verdadeiramente de esquerda, quanto muito convida gente que se diz de esquerda mas tem um argumentário muito próximo da direita. O facto de convidar o Daniel não prova absolutamente nada, uma vez que se encaixa perfeitamente neste âmbito. A direita cria as suas próprias coutadas, os seus próprios espaços e os seus próprios grupos onde é impossível ter-se ideias de esquerda, por uma simples opção de selecção. Se é mais óbvio ou menos óbvio, é discutível, mas é sim um facto.

Comentar post