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Acho a coisa divertida. Faz lembrar a belíssima "conspiração da blogosfera" para levar Passos Coelho ao poder. E todos sabemos que foram os blogs e as suas enormes audiências que deram a vitória a Passos Coelho. Mas pronto.
Um blog é um media. Não é um órgão de comunicação social. Um blogger não é um jornalista. Um blogger é um ativista, publicitário, cronista, treinador de bancada. É aquilo que quiser. Como quiser. Mesmo anónimo. Mesmo comercial. Ou nada disso. Essa é a parte engraçada da coisa. Pessoalmente sempre olhei para as redes sociais como um magnífico instrumento de entretenimento. E às vezes de ativismo.
Partilhavam-se argumentos e documentos entre bloggers do mesmo partido? Ainda bem. Miguel Abrantes preferia assinar como Miguel Abrantes? Problema dele. Era remunerado pelo que fazia? Que inveja. A minha. Sócrates tinha de pagar para garantir elogios? Que azar. O dele.
Um advogado não é pago para falar em nome do seu cliente? Não pode um blogger fazer a mesma coisa? Não há dezenas de atletas, manequins e figuras públicas que advogam dezenas de diferentes marcas? Não podem os bloggers fazer a mesma coisa?
Claro que podem. Liberdade também é assinar com um pseudónimo ou escolher ganhar a vida advogando outros. Não julgo. Posso é escolher não ler.