Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Dia Mundial da Língua Portuguesa: porquê 5 de Maio?

por Augusto Moita de Deus, em 05.05.20

Ontem assinalou-se o primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa. É algo cuja importância é de realçar. Tudo o que contribua para a difusão da língua portuguesa é sempre de enaltecer. A minha pergunta é: porquê o 5 de Maio? Será algo relacionado com Gil Vicente? Com Camões? Será por exemplo a data em que saíu a 1ª edição dos Lusíadas? O que terá acontecido em 5 de Maio que é mesmo marcante em termos do idioma português? Vejamos.

O que é facto é que a CPLP já comemorava essa data como o dia da Língua Portuguesa da CPLP e foi por isso que a Unesco adoptou o 5 de Maio. Tão simples como isso. Mas a pergunta meramente se transferiu: por que a CPLP instituíu esse dia? Que data histórica lhe deu origem? Não foi fácil encontrar, pois as notícias normalmente não revelam isso. Mas... eis que a teimosia por vezes compensa. Obrigado Google. 

"Segundo a Declaração de Luanda, os responsáveis de Angola, Brasil, São Tomé e Principe, Portugal, Cabo-Verde, Moçambique e Guiné-Bissau optaram por esta data por ser nela que reuniram-se pela primeira vez, em Portugal, os ministros da Cultura membros da CPLP."

A Unesco comemora então uma reunião de pessoas, que obviamente foi muito importante, mas que por acaso foi em 5 de Maio, como poderia ter sido em 29 de Fevereiro num ano bissexto. Como a data surge então de forma algo aleatória, seria um grande azar que o Dia Mundial da Língua Portuguesa logo tivesse que coincidir com uma data importante no mundo de língua espanhola.