Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Pela calada da noite, uma pessoa faz uns graffitis provocadores numa qualquer parede ou estátua. Qualquer não, tem que haver visibilidade. No dia seguinte, surgem as fotos de denúncia (já alguém explorou a possibilidade de algumas delas até poderem ter sido tiradas pelo próprio, qual pirómano que perversamente se infiltra na reportagem do incêndio?). E surge também a indignação, amplificada por shares e retweets, que mais não fazem que dar voz à mensagem que tanto se abomina, e provocar reacções extremadas, que permaneceriam no limbo das potencialidades, não fora essas acções.

E a seguir vem o efeito de bola de neve e uma avalanche de ainda mais posts e tweets e petições online. Eu sei que já chateava estarmos a ser bombardeados com notícias sobre o Covid, 24 sobre 24. E o futebol pelo menos para já perdeu encanto e relevância. Portanto nada como novas e antigas polémicas para agitar os teclados. E tudo porque uma pessoa escreveu umas coisas numa parede ou estátua. Que pode até ser uma mera brincadeira de mau gosto. Ou uma mistificação. Ou uma declaração, é certo, mas que se numa mera parede e feita numa noite estaria confinada no espaço e no tempo, até que os serviços municipais aparecessem para a respectiva limpeza.

A reacção pode ser justificada. A causa pode ser e frequentemente é nobre. Mas, quem são os lobos e quem são as ovelhas? E quem são as ovelhas com pele de lobo e vice-versa? Ou quem são os lobos que fingem ser ovelhas que eram disfarces de lobos falsos que no fundo eram ovelhas? E quem são as raposas e quem são as galinhas? Não haverá galinhas que são raposas afinal? Em quem devemos acreditar? E o que nos chega via media e redes sociais é um reflexo da realidade, ou estão elas a criar a própria realidade? Estamos, portanto, a ser manipulados? Tempos estranhos, estes.


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.





subscrever feeds